Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/09/23 às 12h12 - Atualizado em 27/09/23 às 13h53

Por meio de música, teatro e dança, extensionistas da Emater-DF falam sobre produção rural

COMPARTILHAR

Atividade lúdica aconteceu na Escola Classe Estância Pipiripau II, em Planaltina, e contou com a presença de cerca de 70 alunos, pais e professores

 

 

 

Com objetivo levar informação e reflexão sobre temas que impactam a vida da comunidade: agricultura familiar e a importância da leitura, o escritório local da Emater-DF em Planaltina organizou, na última sexta-feira (22), uma atividade lúdica com música, teatro e dança para alunos da Educação Infantil até o 5º ano, pais e professores da Escola Classe Estância Pipiripau II.

 

“Bom dia! O Sol já nasceu lá na fazendinha, acorda o bezerro e a vaquinha que já cocoricou dona galinha. Levanta que o cavalinho já pulou da cama, que o pintinho tirou seu pijama e o porquinho já caiu na lama…”.

 

Foi com o violão na mão e cantando as estrofes da música Fazendinha do Mundo Bita, que a extensionista rural Sandra Evangelista abordou o trabalho desenvolvido pela Emater-DF com os produtores rurais do DF, a importância deles na produção de alimentos que chegam à mesa da população e de uma produção agrícola sustentável e que respeite o meio ambiente.

 

“A nossa parceria com a Escola Estância Pipiripau II é antiga, sempre estamos aqui provocando reflexões acerca do trabalho desenvolvido pela Emater-DF, das boas práticas de produção de alimentos e, dessa vez, o diretor da escola nos pediu para preparar uma atividade bastante lúdica para toda a comunidade escolar, envolvendo alunos, pais e professores. Nada melhor que usar a música para falar de forma atraente sobre as nossas atividades que impactam a vida das pessoas do campo e da cidade”, frisou Sandra Evangelista.

 

Leitura

Na segunda parte da atividade, a bibliotecária da Emater-DF, Kelly Eustáquio, vestida da personagem Emília do Sítio do Picapau Amarelo, do escritor Monteiro Lobato, por meio da história da boneca de pano falante, abordou a importância das pessoas adotarem a prática diária de leitura para ampliarem a visão de mundo, a cultura e o nível de informação sobre temas diversos.

 

Além disso, usando a história do personagem Seu João das Alfaces, protagonista do livro publicado pela Embrapa das autoras Ana Maria de Aquino e Maria Cristina P. Neves, Kelly Eustáquio conversou com os presentes sobre a necessidade do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) na aplicação de defensivos químicos, cultivo orgânico e cultivo consorciado.

 

Segundo Kelly Eustáquio, como o Seu João das Alfaces, é possível por meio da adoção de técnicas simples de cultivo que não são onerosas impactar na produção de forma bastante positiva. “O personagem da Embrapa só plantava alface e foi hospitalizado por não ter feito aplicação correta de defensivos químicos. No hospital, ele refletiu sobre seus erros, mudou de vida e passou a plantar outras culturas e a usar EPIs e ficou conhecido como Seu João da cenoura, da beterraba, do tomate”, contou Kelly.

 

Houve também a distribuição de gibis Proteção das Nascentes, do Ibram, e dos livros Produtos Artesanais do Leite e Pomar Doméstico, da Emater-DF. Ao final da atividade, que reuniu cerca de 70 pessoas da comunidade escolar local e da Regional de Ensino, Kelly e Sandra reuniram todos os presentes numa grande e animada roda onde todos dançaram e cantaram a música Sítio do Picapau Amarelo, do Gilberto Gil.

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br