Governo do Distrito Federal
5/10/22 às 16h18 - Atualizado em 5/10/22 às 16h18

Planaltina recebeu a segunda edição da Festa da Uva e do Vinho 

COMPARTILHAR

 

Extensionistas da Emater-DF apresentam os tipos de uvas

 

Foi realizada na última semana de julho e na primeira semana de agosto a 2ª Edição da Festa da Uva e do Vinho de Brasília. O evento, realizado no Parque de Exposições da Planaltina, aconteceu durante dois finais de semana, em que os visitantes puderam apreciar a fruta in natura e seus derivados, como geleias, bolos, cucas, licores, doces a vinhos variados, além de queijos e embutidos. A programação também contou com o Salão das Flores, Salão do Artesanato, um pavilhão gastronômico e uma brinquedoteca.

 

A Associação Cresce DF foi instituição organizadora do evento, que contou com o apoio da Emater-DF, das Secretarias de Agricultura e de Turismo e da Administração Regional de Planaltina.

 

“A Emater está apostando no crescimento da fruticultura no DF e em especial da uva. Essa fruta tem um valor agregado muito grande, que ainda nos coloca como rota turística para amantes de parreirais. Esse evento valoriza e mostra a importância do agro, da produção local e dos nossos produtores”, destacou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

 

Durante o evento, cerca de 130 artesãos estiveram no local comercializar seus produtos. No Empório da Uva e do Vinho, houve 26 estandes oferecendo a fruta in natura e os diversos derivado, como geleias, doces e bebidas. Além disso, o Salão das Flores teve 29 estandes oferecendo plantas e flores de produtores locais atendidos pela Emater-DF.

 

O diretor de Produção da Associação Cresce DF, João Paulo de Araújo, avalia que o evento se consolida no calendário de feiras da região. Além disso, é uma oportunidade de projetar a produção da fruta e dos vinhos na cidade e em todo o país.

 

“Há uns anos a produção de uva e de vinhos era desacreditada. Hoje, de acordo com dados da Emater-DF, produzimos vinhos coloniais e vinhos finos de inverno. Temos no DF 40 produtores que produzem, por ano, 270 toneladas da fruta, o que mostra a força dessa cadeia. Nesta edição, mostramos essa potência com muita alegria, pois retornamos com as atrações musicais na Uva Arena Music, que receberam shows do É o Tchan, Gabriel Gava, Naiara Azevedo e Léo Magalhães”, informou João Paulo.

 

Assistência Técnica

 

A Emater-DF presta assistência técnica e extensão rural (Ater) aos produtores de uva do DF. Esse trabalho se dá do plantio à colheita, por meio de assessoria na fabricação dos diversos derivados de uva e de vinhos e, ainda, por meio de assistência ao turismo rural, nas atividades de enoturismo, vindimas e colha e pague.

 

Em 2021, segundo o Boletim de Informações Agropecuárias produzido pela Emater-DF, houve uma produção de 2.079 toneladas de uva, cultivadas por 40 produtores numa área de 74,56 hectares.  De acordo com a coordenadora de Olericultura da empresa, Adriana Nascimento, o crescimento do cultivo da uva ao longo dos últimos anos é resultado de uma política de incentivo à produção. “O número de produtores dobrou em cinco anos e houve um aumento de mais de 60% no tamanho da área de produção de uva em todo o Distrito Federal”, informou.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br