Começa nesta sexta-feira (30), às 16h, a I Feira da Uva e Vinho de Brasília. O evento está sendo organizado no Parque de Exposições de Planaltina-DF e será realizado em dois fins de semana. No local, os apreciadores também vão contar com um salão de artesanato, um de flores, uma praça de gastronomia e com o esperado Empório da Uva, espaço que será destinado à fruta, ao vinho, derivados e queijos.
Emater, Embrapa e produtores discutem cultivo de uva e produção de vinho no DF
Interessados no cultivo de uva, produtores de Brazlândia participam de reunião técnica
A feira, que conta com a participação de produtores de uva e de vinho da capital e terá apresentação de produtos, degustações e comercialização da fruta e de derivados, é organizada pela Associação Cresce DF, com apoio da Emater-DF, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Turismo, Administração de Planaltina e da Superintendência Federal de Agricultura (SFA). O evento vai ocorrer em dois fins de semana (dias 30 e 31 de julho, 1º, 6, 7 e 8 de agosto) e estará aberto ao público das 10h às 22h. Exceto na abertura, nesta sexta-feira (30), em que os portões abrirão às 16h.
“O objetivo dessa feira é mostrar para o povo do Distrito Federal e também de outros estados que Brasília tem grande potencial para o cultivo de uva. Uma produção anual de mais de 270 toneladas mostra a força que Brasília pode ter para o enoturismo e para a viticultura”, afirma João Paulo, produtor-executivo da Associação Cresce DF.
De acordo com ele, haverá venda de vinhos fabricados em diversos cantos do país e pelo menos dois artesanais fabricados na capital. A Associação Brasileira de Sommeliers do DF também terá um espaço no evento. Para a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, essa é uma aposta da empresa, que vem investindo em capacitação e incentivando produtores para o cultivo.
“Estamos trabalhando para aumentar a produção de frutas no Distrito Federal. O cultivo de uva é uma das prioridades que tenho colocado para as nossas ações no campo. Queremos viabilizar e fortalecer essa cadeia, que certamente vai ser muito positiva. Essa festa fortalece nossos objetivos”, destaca Denise.
Apesar da uva ser a principal atração da festa, não será a única. A Emater-DF mobilizou produtores de flores e artesanato de vários núcleos rurais do Distrito Federal, que vão estar presentes com seus produtos. A empresa terá também um estande institucional na feira.
Para o secretário de Agricultura do DF, Cândido Telles, a produção de uvas na capital federal está acima da média do país — enquanto o Brasil produz cerca de 19 toneladas da fruta em cada hectare, no DF essa média chega a 22 toneladas. “Acredito na agricultura e no produtor rural. É no campo que está a solução para a economia e o desenvolvimento”, declarou o secretário.
Feira da Uva e do Vinho de Brasília
Datas: 30/7, 31/7 e 1º/8 (sexta a domingo) e 6 a 8/08 (sexta a domingo)
Horário: De 10h às 22h (Exceto na abertura, dia 30, que os portões abrem apenas às 16h)
Local: Parque de Exposições de Planaltina
Acesso livre
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br