Presidente da Emater-DF explicou sobre atuação da empresa
Para conhecer os programas de compras governamentais, a atuação da Emater-DF e como funcionam as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, parlamentares da África do Sul e representantes do Ministério da Agricultura africano estiveram nesta segunda-feira (19) na sede da Emater-DF.
A comitiva foi recebida pelo presidente do Emater-DF, Cleison Duval, o assessor da área internacional, Luiz Rocha, a gerente de Desenvolvimento Econômico, Luciana Tiemann, e pelo extensionista José Nilton Campelo, da gerência de Comercialização e Organização Rural (Gecor) da empresa. Entre os parlamentares sul-africanos, esteve presente Mandla Mandela, que também é chefe do comitê do Portifólio de Agricultura no país e neto do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela.
Emater-Df recebe comitiva da África do Sul
“A Emater existe em todos os outros estados do Brasil para auxiliar o produtor rural em sua produção e também como uma questão de segurança alimentar. É por meio de assistência técnica aos agricultores, de forma gratuita, tanto na pecuária quanto na agricultura, que a gente busca ajudar os produtores para que eles produzam e vivam com qualidade”, explicou o presidente da Emater, que também falou sobre a importância de ter uma Ater Pública e como funciona a captação de recursos para viabilização de projetos e programas da empresa.
“A gente trabalha muito para mostrar aos parlamentares e gestores sobre o benefício que esse trabalho de assistência técnica e extensão rural pública gera para a população. Nosso Balanço Social de 2022 mostrou que a cada R$ 1 investido na Emater, gerou R$ 6,43 de retorno para a sociedade”, disse Cleison Duval. O cálculo é do balanço social da empresa e foi feito em parceria com a Escola de Políticas Públicas e Governo (EPPG) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O presidente da Emater foi presenteado pelo neto de Mandela
“Vocês apresentaram para o nosso comitê de agricultura, reforma agrária e desenvolvimento agrícola um estudo bastante abrangente. […] Essa apresentação que nos vimos mostra que realmente é fenomenal o que vocês conseguiram atingir no que tange números e produção”, ressaltou Madla Mandela. O grupo agradeceu o presidente da Emater-DF e sanou dúvidas sobre questões diversas voltadas para a agropecuária no Brasil, bem como sobre o papel da Ater pública nesse contexto.
Apresentações
Durante o encontro, o assessor da área internacional Luiz Rocha detalhou ao grupo como funciona o trabalho realizado pela Emater-DF, a história da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e a composição organizacional da empresa.
Questões sobre política de crédito rural e sobre o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), que é um dos requisitos para ter acesso ao crédito do Pronaf, foram algumas das questões apresentadas pela gerente de Desenvolvimento Econômico da Emater, Luciana Tiemann, que também falou ao grupo sobre o Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) como uma das possibilidades de crédito para pequenos produtores. As políticas para pequenos, médios e grandes produtores foi abordada no encontro.
O extensionista José Nilton, que trabalha na gerência de Comercialização da empresa, falou sobre a importância de comprar da agricultura familiar, que tem grande importância na participação na produção de alimentos que compõem o prato diário do brasileiro. Explicou ainda como funciona a inserção dos produtores no processo de compras institucionais como o Programa Alimenta Brasil (PAB) e Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (PAPA-DF) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Assessor da área internacional fala sobre marco legal da Ater Pública no país
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br