Consumidores que foram ao Ceasa fazer suas compras nesse sábado (10) puderam participar de oficinas de aproveitamento integral do alimento. A ação fez parte do encerramento da Semana Nacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos 2018, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e diversas outras instituições.
Além da presença de ONG’s com iniciativas sobre o assunto e da dupla de chefes de cozinha – Double Chefs, que preparou uma paeja vegana com alimentos que seriam descartados na própria Ceasa, a Emater-DF apresentou dois pratos à base de abóbora, aproveitando desde a casca à semente do alimento: um cural e uma farofa. Os técnicos do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) Ana Paula Rosado e Flávio Bonesso ensinaram a receita aos consumidores presentes.
O casal Noemi e Antônio Domingos da Silva provou e aprovou os pratos preparados pela Emater-DF. Noemi conta que não tinha o costume de aproveitar integralmente a abóbora. “Vou tentar fazer a farofa em casa”, disse a consumidora. “Ficou muito boa”, completou. A técnica da Emater explicou que o Centrer leva essas orientações a seu público atendido. “Além do aproveitamento integral, promovemos também cursos de congelamento de alimentos e hortaliças minimamente processadas, que ajudam a conservar e aproveitar melhor os alimentos”, disse Ana Paula Rosado.
Além dessas iniciativas, a Emater-DF também leva aos produtores orientações que evitam o desperdício de alimentos, como as Boas Práticas Agrícolas. “Orientamos sobre fazer a colheita de forma correta e evitar perdas ainda no campo, sobre o manuseio durante a pós-colheita e higienização das folhosas para que durem mais, sobre a utilização dos restos para uso como adubo, ao invés de descartar no lixo, por exemplo”, explicou Letícia Martinez, coordenadora de segurança alimentar e nutricional da Emater-DF.
Durante a semana, foram apresentadas ações de sucesso pelo Brasil, que contribuem para a redução no desperdício de alimentos. O Sistema Agricultura do DF apresentou o selo de Boas Práticas Agrícolas, que certifica propriedades rurais produtoras de alimentos in natura, orientando na produção de alimentos seguros e na melhoria da qualidade sanitária do plantio. “É um programa de adesão voluntária e já temos 26 produtores certificados”, disse Lara Line da Seagri-DF, que explicou o funcionamento do programa durante o painel de debates.
No mundo, a estimativa é de que a cada ano se perde aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas de alimentos. Isso representa mais de 30% de toda produção mundial de alimentos para consumo humano. O objetivo da Semana, que aconteceu de 5 a 10 de novembro, foi conscientizar e fortalecer a ação de todos os setores da sociedade, desde os produtores agrícolas, passando pela indústria alimentícia, comércio e varejo, pesquisa e inovação, até os consumidores, para reduzir perdas e desperdícios de alimentos.
Técnicos preparam as receitas aproveitando todo o alimento
Público da Ceasa aprova as receitas
Lara Line da Seagri-DF apresenta selo de Boas Práticas Agrícolas em painel no Ministério do Meio Ambiente
Diândria Daia
Assessoria de Comunicação Social da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br