Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/04/23 às 16h56 - Atualizado em 13/04/23 às 11h01

Ministra de Assuntos Sociais da República do Congo conhece produção rural sustentável do DF

COMPARTILHAR

Comitiva de visitou uma propriedade rural no Assentamento Betinho, a associação de produtores rurais e conheceu o trabalho realizado pela Emater-DF

 

 

 

Dirigentes da República do Congo conheceram na prática o impacto da assistência técnica e extensão rural da Emater-DF na promoção da agricultura sustentável e geração de renda de produtores rurais do DF, além dos programas de compras governamentais da agricultura familiar para a alimentação escolar. A comitiva, liderada pela ministra de Assuntos Sociais do país africano, Irene Marie Cecile Mboukou Kimbatsa Née Goma, visitou, na manhã desta quarta-feira (12), a propriedade da agricultora familiar, Maria das Graças Ferreira, no Assentamento Betinho, região de Brazlândia, e a Associação dos Produtores Rurais Novo Horizonte (Aspronte).

 

A visita de campo foi coordenada pela Emater-DF, pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos vinculado à ONU (PMA/ONU) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC). O assessor da área internacional , Luiz Rocha, e o gerente de comercial da Emater-DF, Blaiton Carvalho da Silva, explicaram o papel da empresa na promoção do desenvolvimento rural sustentável por meio da assistência técnica e extensão rural (Ater), bem como, na intermediação para acesso dos agricultores aos programas de compras institucionais nas modalidades Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa-DF).

 

“Os programas de compras institucionais dão mais segurança ao pequeno agricultor, com a garantia de mercado para os produtos e a possibilidade de geração de empregos na propriedade e renda para a família. Tudo isso com o acompanhamento de assistência técnica e extensão rural prestado pela Emater-DF. Sobre o Pnae, ele  é executado por meio de uma articulação entre o Governo Federal, a Secretaria de Educação, que define a demanda de alimentos, a Emater-DF, que faz a interlocução junto aos agricultores sobre as demandas de alimentos, pesquisa de preços, divulgação e as associações de produtores rurais, além do arcabouço legal que envolve o programa”, disse Luiz Rocha.

 

Ministra de Assuntos Sociais do Congo, Irene Marie Cecile Mboukou Kimbatsa Née Goma, e a produtora rural, Maria das Graças. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

Maria das Graças é produtora rural desde 2011 quando foi para o Assentamento Betinho. Até então sabia pouca coisa sobre produção rural.  O aprendizado aconteceu com o trabalho de assistência técnica da Emater-DF, com os erros e acertos e com muita persistência. Atualmente participa do Pnae, PAA e Papa-DF. “Hoje já sabemos muita coisa, o legado é grande. Por isso, é gratificante poder compartilhar essa história com pessoas de outro país”, falou.

 

Agricultura familiar

A alimentação escolar foi introduzida na República do Congo em 2001 como um instrumento-chave para atingir os objetivos de saúde escolar, nutrição, educação e incentivo da produção local de alimentos. Segundo a ministra de Assuntos Sociais, Irene Marie Goma, a vinda ao Brasil visa conhecer os programas de fortalecimento da agricultura familiar, os programas de alimentação escolar e o que está sendo feito para diminuir o êxodo rural.

 

“Em todo caso que diz respeito ao acompanhamento da Emater, nós percebemos que é um trabalho técnico aos agricultores que permite que eles produzam e vivam da sua produção, vendam essa produção ao estado, que tem suas necessidades, e ao mercado privado. Isso permite a sua subsistência, que vivam com dignidade com seus filhos. Para nós, essa organização da Emater é um grande diferencial para os produtores”, declarou a dirigente.

 

A delegação é composta por representantes do governo do Congo nos níveis nacional e regional, incluindo representantes dos Ministérios da Educação, de Assuntos Sociais, da Agricultura, da Saúde, da Economia, das Mulheres e parlamento nacional. A missão no Brasil acontece entre os dias 10 e 14 e é uma articulação do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA), vinculado à Organização das Nações Unidas no Brasil, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Em Brasília, a comitiva tem participado de agendas com o Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Pnae, Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Conab e Emater-DF, além da visita a escolas e produtores rurais. No dia 13, o grupo vai à Ceasa para conhecer a área de comercialização.

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br