No primeiro dia do encontro, a Emater-DF apresenta trabalho realizado junto aos produtores de peixes e camarões e dados de produção do setor
Para debater o associativismo e cooperativismo na cadeia da aquicultura do DF, foi aberto nesta quarta-feira (21) o III Simpósio Distrital da Aquicultura. O evento visa promover a troca de informações e discussões estratégicas de ações, dar visibilidade às demandas dos produtores rurais e tratar dos desafios para o futuro da aquicultura no Distrito Federal.
A diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, participou da abertura do evento e destacou que apesar de o Distrito Federal produzir um pescado de alta qualidade por contar com um continuado trabalho de assessoria e assistência técnica e extensão rural, há a necessidade de tornar a região mais competitiva no mercado de aquicultura, principalmente, por ser o maior mercado consumidor do país e não produzir o suficiente para atender a demanda.
“Não dá para fazer nada sozinho, temos de ser parceiros, temos que trabalhar juntos. Estamos trabalhando na implantação de um pequeno laboratório, uma unidade experimental dentro do Programa de Aquicultura voltada para a qualidade e redução de insumos. E isso a gente não faz sozinhos, a gente faz com parceiros, como a Seagri, a FAP, o Senar e o Sebrae”, afirmou.
O secretário de Agricultura, Fernando Rodriguez, ressaltou também que os desafios do setor de aquicultura são aceitos, mas só superados com parcerias. “Ninguém hoje na sociedade consegue fazer as coisas sozinho, de forma isolada. São grandes os desafios, mas uma das contribuições mais importantes deste seminário que podemos ter é trabalharmos o cooperativismo”, disse.
De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Francisco Hidalgo Farina, os desafios do setor são muitos, no entanto, a aquicultura pode se tornar uma fonte de geração de renda principalmente pro pequeno produtor.
O encontro é uma realização da Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri) juntamente com a Federação da Agricultura e Pecuária do DF (Fape-DF), Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-DF), Banco de Brasília (BRB) e Universidade de Brasília (UnB). Além disso, conta também com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Ministério da Pesca e Aquicultura.
Programa de Aquicultura
O gestor de Aquicultura da Emater-DF, Adalmyr Borges, apresentou os Programas de Aquicultura da Emater-DF, onde falou sobre o Projeto Aqua+ e Pro Aqua. Dentre os objetivos do Aqua +, foram destacados a implementação de inovações tecnológicas para produzir mais com menos, com o aumento de produtividade e da utilização eficiente dos recursos disponíveis e a implantação de Unidades Experimentais voltadas para a demonstração e validação de tecnologias de maior eficiência no uso da água e de incremento na produtividade.
De acordo com Adalmyr Borges, a expetativa do Projeto Aqua + é elevar a produtividade média de 20.000 para 30.000 kg/ha/ano; prestar assistência a 250 aquicultores por ano em inovações tecnológicas na produção de peixes e camarões e implantar e manter 04 Unidades de Experimentação em Aquicultura.
“Entre 2019 e 2022, a produção por hectare de pescado no Distrito Federal apresentou um aumento significativo, variando de 18.447 kg para 24.725 kg. Considerando o Valor Bruto da Produção (VBP) nesse período, os números também surpreendem, houve o aumento de R$14,17 milhões para R$22,31 milhões. Esses dados mostram que a região tem potencial e mercado para continuar crescendo. Dessa forma, por meio do Aqua+, trabalhamos para inserir mais produtores nessa cadeia, ampliando a produção, gerando emprego e renda”, declarou Adalmyr Borges.
O projeto Pro Aqua da Emater-DF acompanha aquicultores da região proporcionando assistência técnica especializada e continuada visando profissionalizar os aquicultores locais, aumentar a produtividade e produção local para o abastecimento do mercado regional e geração de emprego e renda nas propriedades do DF.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br