Emater-DF participa de exposição com enfoque no manejo da irrigação, qualificação das agroindústrias e fortalecimento da equideocultura
Moradores do núcleo rural Ponte Alta (região administrativa do Gama) e comunidades próximas participaram, na última semana, entre os dias 16 (quarta) e 19 (sábado), da 11ª Exposição Exposição Agropecuária da Ponte Alta (Expoamppa). A Emater-DF contribuiu com a oferta de oficinas, palestras e a organização de uma mostra de produtos da região.
De acordo com o gerente do escritório da Emater-DF no Gama, Pedro Ivo Braga, a empresa abordou três temas durante o evento: manejo da irrigação, qualificação das agroindústrias e fortalecimento da cadeia da equideocultura. “Com o baixo nível de chuvas durante os últimos três anos, os produtores precisam adotar técnicas e tecnologias para continuar cultivando alimentos com menos água”, observou o extensionista.
O secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, compareceu à Expoamppa no sábado (19) e elogiou o esforço dos produtores na redução do consumo de água. “Neste momento, o sacrifício tem que ser de todos, e os agricultores estão fazendo sua parte”, disse. José Guilherme aproveitou para lembrar que a regularização fundiária está em andamento. “Aqueles que estão em áreas da Terracap ou do GDF devem nos procurar para dar entrada na documentação. A Secretaria de Agricultura está comandando o processo, o que dará mais agilidade”, explicou.
Oficinas — O Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF ofereceu, na quarta e sexta-feiras (dias 16 e 18), oficinas de produção de licores e biscoitos. As atividades foram voltadas para os empreendedores da região que já possuem ou pretendem investir em agroindústrias. As áreas rurais do Gama abrigam empresas de avicultura (frago e codorna), suinocultura, processamento de hortaliças, panificação e laticínios que trabalham com leite e derivados, tanto de vacas quanto de ovelhas.
Equinos — Outra atividade bastante presente na região é a equideocultura. O zootecnista Ricardo Luz ministrou, no sábado à tarde, uma palestra sobre alimentação de cavalos. A Emater-DF pretende intensificar o atendimento a produtores que investem no setor. “O apoio da empresa à equideocultura é bastante positivo, pois é um reconhecimento da importância da criação de cavalos, que gera empregos e movimenta uma forte cadeia econômica”, comemora o produtor Francisco Lúcio Pereira Filho, que cria animais das raças appaloosa e quarto-de-milha no núcleo rural Ponte Alta, além de trabalhar com produção de leite e silagem.
O zootecnista Ricardo Luz ministrou palestra sobre alimentação de cavalos
Dezenas de produtores participaram das atividades no sábado (19)
Secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, atendeu a demandas da comunidade
Técnicos do escritório da Emater-DF no Gama falaram sobre o manejo da irrigação
Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br