O uso de energias renováveis na agricultura permite redução de emissão de gases de efeito de estufa, aumento da diversidade da oferta energética, diminuição de custos, aumento da autossuficiência e diminuição da susceptibilidade ao aumento do preço da energia elétrica. Esses são os principais motivos para que o tema virasse um circuito de destaque no Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf), na AgroBrasília 2016, que acontece de 10 a 14 de maio.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Embrapa Agroenergia vão apresentar a energia solar, eólica e as de biomassa (biogás e biodiesel) aos visitantes. Segundo o extensionista da Emater-DF, Névio Guimarães, “o circuito terá técnicos das três instituições participantes para mostrar as vantagens, o funcionamento dessas tecnologias e informações sobre o Programa Selo Combustível Social”.
Seminário – No dia 10 (terça-feira), haverá um seminário exclusivo sobre o tema, no auditório Buriti, realizado pela Emater-DF, Embrapa Agroenergia e pela Coordenadoria de Biocombustíveis do MDA.
O evento será moderado pelo presidente da Emater-DF, Argileu Martins, e contará com palestra sobre Energias Renováveis para a Agricultura Familiar e um painel sobre Políticas Públicas para as Energias Renováveis, seguidos de debate.
Serviço
Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf) – AgroBrasília 2016
Data: 10 a 14 de maio (terça-feira a sábado)
Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no km 5 da BR-251, no sentido Brasília—Unaí.
Horário: 8h às 17h
Carolina Mazzaro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br