Para representar e fortalecer a área rural em decisões na Câmara Legislativa, foi lançada, nesta quinta-feira (23), a Frente Parlamentar de Agricultura, Pecuária e Hortifrutigranjeiro do Distrito Federal. Durante a solenidade, o Sistema Público da Agricultura foi representado pela presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, pelo secretário de Agricultura, Dilson Resende, e pelo presidente da Ceasa, Wilder Santos.
Temas como as necessidades do setor produtivo nas diversas regiões administrativas, criação de propostas legislativas que impulsionam o mercado de bens e serviços ligados à agropecuária e ao agronegócio, promoção do desenvolvimento sustentável da agropecuária e suporte ao desenvolvimento agrícola e à capacitação técnica são algumas das questões que serão levantadas pela Frente Parlamentar.
DF é exemplo
Durante o evento, a presidente da Emater destacou a importância dos agricultores locais. “O setor rural, embora tendo problemas de várias ordens, traz muitas alegrias, riquezas, oportunidades de trabalho e a garantia do desenvolvimento sustentável para o Distrito Federal. A competência dos agricultores que se encontram neste território, aliada das instituições privadas e governamentais, é exemplar para o Brasil e para o mundo”, disse.
Denise lembrou que a olericultura do Distrito Federal emprega 40 mil pessoas, que o trigo tem a melhor qualidade do País e que o café orgânico produzido em Brasília recebeu premiação de melhor qualidade nacional. Ela afirmou que o objetivo é melhorar cada vez mais a produção agropecuária da região. O DF tem uma área total de 578 mil hectares, dos quais 404 mil hectares (70%) são rurais e 345 mil próprios para a agricultura e pecuária. Na área rural, vivem 87,9 mil pessoas.
Emprego e renda
O secretário de Agricultura, Dilson Resende, ressaltou a importância do Legislativo para o setor agropecuário. “O legislativo é importantíssimo na gestão do Estado, faz parte dos poderes instituídos e nós precisamos de cada um de vocês. Sabemos do compromisso de vocês com a população rural.” Dilson afirmou que, com o espaço, o maior objetivo é buscar soluções para desenvolver o agronegócio, gerar emprego e renda.
Autor da iniciativa de criação da Frente, o deputado Roosevelt Vilela afirmou que o espaço vai viabilizar a implementação de tecnologias no sentido de fazer um aproveitamento cada vez melhor da área rural, além de servir de instrumento de fiscalização e apoio para garantir que a atividade rural seja sustentável. “Essa Casa tem a obrigação de identificar essas sensibilidades.”
Abastecimento
Em seu discurso, o presidente da Ceasa, Wilder Santos, disse que a criação da frente vai possibilitar colocar em discussão questões enfrentadas por produtores sobre organização, produção e abastecimento de feiras e supermercados. “Vamos trazer para cá [o tema] e começar a criar políticas para abertura de novos mercados”, ponderou. Diversas autoridades, bem como produtores rurais, e representantes de federações agrícolas e pecuárias também participaram da solenidade.
Joelma Pereira
Assessoria de Comunicação Social/Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br