Encontro foi realizado na sede da Cooperativa do Rio Preto
Para tratar de questões que envolvem o desenvolvimento do Núcleo Rural Rio Preto, região de Planaltina, o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, e o secretário de Agricultura, Fernando Antonio Rodriguez, se reuniram nesta quarta-feira (25) com o presidente da Cooperativa Agrícola do Rio Preto (Coarp), Valter Baron. Ao todo, atualmente a Coarp tem 60 cooperados e atua há mais de 30 anos na região com a produção de grãos como soja, milho e trigo.
Durante o encontro foram discutidas questões sobre políticas públicas voltadas para as cadeias produtivas e abordadas possibilidades de ações para melhorias das vias por onde transitam os transportes agrícolas e escolares. O grupo também aproveitou para conhecer as instalações da cooperativa.
Presidente da Coarp, Valter, recebeu o grupo
“A cooperativa tem uma história, uma estrutura e um espírito comunitário. Atuamos em toda a região, inclusive atingindo não cooperados. Essa reunião é importante para somarmos esforços para melhoria da situação de todos. O agricultor é produtor de alimentos e ele precisa participar ativamente de tudo o que acontece e se sentir integrante da sociedade.”, ressaltou o presidente da Coarp.
O presidente da Emater-DF afirmou que o objetivo maior do encontro foi fortalecer o relacionamento com as lideranças rurais, uma vez que a empresa é o agente de desenvolvimento mais próximo aos produtores rurais. Ele falou sobre a importância em ouvir dos produtores sobre as suas necessidades e destacou o importante papel da Coarp no desenvolvimento local do Rio Preto.
“Para que nossas ações sejam exitosas, a gente precisa estar próximo da comunidade, entender as suas necessidades e saber exatamente a melhor forma de atuar. Essa integração Emater, Seagri e produtor, por meio de suas entidades representativas, é necessária para o sucesso das ações no campo”, destacou Cleison Duval.
Para ele, a inovação gerada pela Cooperativa em conjunto com a Emater proporciona ainda a utilização de novas tecnologias, um aumento na produtividade e diversificação nos grãos plantados, além da diversificação das atividades da área rural, como os exemplos de sucesso de turismo rural que são apoiados pela Emater-DF.
“Nós queremos riqueza e geração de emprego e renda para o produtor, para a cooperativa e para o Estado”, disse o secretário de Agricultura, Fernando Antonio. “Para sermos assertivos, é importante esse contato no campo e também um trabalho integrado entre os órgãos públicos”, reforçou. Também participaram do encontro o assessor da Emater-DF Mesaque Barbosa, os extensionistas Rodrigo Marques e Ricardo Luz, o secretário-executivo da Seagri, Rafael Bueno, e o chefe de gabinete Pedro Paulo Barbosa.
Com 775 produtores cadastrados na Emater-DF, entre patronais e familiares, a região é formada pelos núcleos rurais do Rio Preto, São José, Curral Queimado, Riacho das Pedras e São Gonçalo. Nessas áreas, as principais atividades são o cultivo de grãos, olericultura, fruticultura, avicultura, suinocultura e a bovinocultura, de corte e de leite.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br