Governo do Distrito Federal
22/03/23 às 15h11 - Atualizado em 22/03/23 às 16h08

Parceira no projeto Produtor de Águas, Emater é aliada na conservação da água e do solo no Distrito Federal

COMPARTILHAR

Ribeirão Pipiripau em fevereiro deste ano, em cheia após chuvas na região

 

Entre as diversas ações que a Emater-DF realiza para incentivar a preservação e o uso racional da água, como a implantação da irrigação por gotejamento, o armazenamento de água em tanques lonados ou de ferro-cimento e o incentivo à gestão compartilhada da água para grandes culturas, a participação da empresa no programa Produtor de Águas é uma das que se destaca. Criado pela Agência Nacional de Águas em 2001, o Produtor de Água entrou em ação no Distrito Federal em 2011 na bacia do Pipiripau, por meio da parceria institucional de orgãos de governo e da sociedade civil.

 

Atualmente com 17 parceiros, o Produtor de Água no Pipiripau já tem 10 anos desde a assinatura de seu primeiro contrato com agricultores da bacia. Desde então, o projeto já chegou a 188 propriedades rurais contratadas e quase três milhões de reais em volume de recursos pagos pelos Serviços Ambientais (PSA) prestados na bacia do Ribeirão Pipiripau.

 

“A Emater-DF é parceira do Produtor de Água do Pipiripau desde a sua concepção. A empresa atua em todos os grupos de trabalho do projeto, desde a mobilização e divulgação junto aos produtores rurais até o acompanhamento das ações em campo, como a realização do diagnóstico que serve de base para o contrato de pagamento por serviços ambientais feito com a Adasa, além das atividades de conservação de solo e reflorestamento”, explica a engenheira-ambiental que é também a representante da empresa na unidade de gestão do projeto Produtor de Água do Pipiripau, Iclea Silva.

Barraginhas e manutenção de estradas rurais em propriedade da bacia do Pipiripau

 

Os serviços ambientais remunerados pelo projeto são as ações que colaboram para o aumento da infiltração da água e redução efetiva da erosão e sedimentação dos solos, além do aumento da vazão e da qualidade da água do ribeirão Pipiripau. Assim, o produtor adere voluntariamente e recebe ações como cercamento de nascentes, plantio de mudas para reflorestamento de área de preservação, manutenção de estradas rurais com terraços e barraginhas, dentre outras.

 

Em 2019 a Bacia do Descoberto recebeu o Programa Produtor de Água após a assinatura de acordo de cooperação entre 20 parceiros. Ainda recente, o projeto está em fase de formação dos grupos de trabalho e organização da gestão, onde a Emater-DF também faz parte.

 

“O Produtor de Água é um programa que olha o produtor rural como ele realmente é, como um parceiro na preservação ambiental. O produtor rural sabe que depende da água e do solo para produzir”, afirma o presidente da Emater-DF, Cleison Duval. “O papel da Emater-DF é orientar e apoiar os produtores rurais sobre como fazer o uso racional da água e aliar a preservação das áreas de proteção e dos mananciais a uma produção de alimentos sustentável”, disse o presidente.

 

Adesão voluntária

A adesão ao projeto Produtor de Água é voluntária e, a partir da assinatura do contrato, o produtor rural se dispõe a desenvolver práticas de conservação de água e solo em sua área. Os produtores das regiões das bacias do Pipiripau e do Descoberto, interessados em aderir ou renovar sua participação no projeto, podem procurar a unidade da Emater-DF mais próxima de sua propriedade. No momento as novas adesões aguardam o lançamento de um novo edital de contratação, mas os interessados já podem tirar dúvidas sobre o funcionamento do projeto.

 

No Pipiripau são parceiros no projeto a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a Emater-DF, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri-DF), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a The Nature Conservancy no Brasil (TNC), a WWF- Brasil, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (Ibram), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), a Rede de Sementes do Cerrado, a Universidade e Brasília (UnB), a ONG Pede Planta, o Banco do Brasil e a Fundação BB.

 

Já no Descoberto compõem o time de parceiros as Secretarias de Meio Ambiente do DF (Sema) e de Goiás (Semad), Caesb, Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), Adasa, ANA, Emater-DF, a Seagri-DF, DER, Ibram, a Embrapa Cerrados, Sudeco, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-sr28), as prefeituras municipais de Padre Bernardo e de Águas Lindas de Goiás, além das organizações não governamentais TNC Brasil, WWF-Brasil, Pró-Descoberto, Associação de Agricultura Ecológica (AGE) e Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade (Cirat).

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br