Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/12/23 às 15h24 - Atualizado em 8/12/23 às 15h24

Emater-DF reúne empregados para integração e apresentação de resultados

COMPARTILHAR

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) realizou nesta sexta-feira (8) o Seminário Institucional 2023. Cerca de 250 empregados participaram do evento no auditório do CREA-DF. O objetivo foi nivelar informações das atividades desenvolvidas em 2023 e promover a interação corporativa, com intuito de fortalecer as ações da empresa.

 

A abertura do encontro contou com a presença da presidente do Crea-DF, Maria de Fátima Ribeiro, da subsecretária da Secretaria de Agricultura, Claudia Gomes, e da presidente da Associação dos Servidores da Emater-DF, Heloiza Gavião, além do presidente da Emater-DF, Cleison Duval.

 

“Tivemos um ano intenso e estamos aqui para apresentar os nossos resultados e mostrar mais uma vez que a Emater é feita de pessoas, pessoas que trabalham em equipe, que trabalham em uma grande família”, ressaltou o presidente da Emater-DF, que fez uma apresentação dos resultados do ano e ações desenvolvidas pela empresa em prol dos produtores e também dos empregados.

 

A dedicação dos colaboradores resultou em muitos ganhos para o meio rural por meio do desenvolvimento, social, econômico e ambiental. O balanço social apresentado mostrou que a cada R$ 1,00 investido na empresa, retornam R$ 7,35 para a sociedade.

 

Foram realizados, até novembro de 2023, 176.147 atendimentos com repetição a produtores rurais, 16.163 visitas a propriedades, 12.758 contatos de produtores junto aos técnicos, e a visita de 13.667 pessoas nas unidades da empresa para atendimento.

 

A presidente da Asser destacou a importância da Ater Pública oficial e seu papel junto à agricultura familiar. “Nós acreditamos que o acesso ao serviço público de ATER é um direito fundamental das agricultoras e agricultores familiares. Acreditamos que pensar em extensão rural é pensar para além da assistência técnica, para além da produção e da comercialização. Falar de extensão rural é falar do econômico, do social, do ambiental e sobretudo de respeito à cultura e aos arranjos locais, de agroecologia e de agroflorestas, seus povos e sua biodiversidade. É falar de economia solidária, políticas para as mulheres, combate ao racismo, à misoginia, ao assédio e todo tipo de discriminação”, disse.

 

“É um prazer de estar recebendo a Emater nessa casa. Sou oriunda de uma família de produtores rurais da Bahia e a mãe dizia que a terra era tão boa que tinha vontade de comer a terra, olha quanto amor; e nunca aceitou se desfazer da fazenda. Estou falando isso porque realmente é fundamental e importantíssimo o papel de vocês para a sociedade e a gente acompanha. Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar vocês e desejar sucesso absoluto”, destacou a presidente do Crea-DF.

 

A subsecretária da Seagri reafirmou a importância da empresa e falou sobre parceria. “Quero parabenizar pelo evento e reforçar o trabalho de gestão da Seaagri junto com a Emater para fortalecer o Sistema Agricultura. Para quem não sabe, a Emater está contribuindo com o nosso planejamento estratégico para o fortalecimento institucional do sistema agricultura.”

 

Durante a apresentação do presidente da Emater-DF, entre outros destaques apresentados foram os resultados dos programas de compras governamentais, do trabalho nas cadeias produtivas agropecuárias como na aquicultura, avicultura, bovinocultura, floricultura e olericultura. Também foram ressaltados os resultados do trabalho junto às agroindústrias, no empreendedorismo rural, na gestão ambiental das propriedades e também na agricultura urbana.

 

O trabalho da área meio foi também apresentado. Foram lançados dois livros com modelos de agroindústrias rurais que vão auxiliar os técnicos no atendimento aos produtores, lançado o ChatBot para atendimento virtual do público, reforma de escritórios locais e divulgação do trabalho da empresa com mais de 1.100 citações do trabalho da Emater na mídia. Além da apresentação das principais ações e resultados do ano e uma apresentação motivacional com o ilusionista Issao Imamura.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br