Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/05/23 às 16h33 - Atualizado em 30/05/23 às 9h09

Emater-DF recebe participantes do II Congresso Internacional de Alimentação Escolar

COMPARTILHAR

Representantes de 11 países da América Latina conheceram como funciona o Programa Nacional de Alimentação Escolar no DF

 

 

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e a Associação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar do Assentamento Chapadinha receberam, na sexta-feira (26), no assentamento Chapadinha, uma comitiva com representantes de governos de 11 países da América Latina.

 

A visita fez parte da programação do II Congresso Internacional de Alimentação Escolar e teve como objetivo apresentar como funcionam o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o trabalho de articulação interinstitucional da Emater-DF e o acompanhamento junto aos produtores para a eficácia do programa.

 

Em 2022, 775 agricultores familiares, vinculados a 6 cooperativas, 7 associações e 1 central de cooperativas, assinaram contrato com o Pnae no Distrito Federal. Eles entregam 32 diferentes tipos de frutas e hortaliças usadas na merenda escolar de 675 escolas da rede pública do DF. O contrato atual, com validade até o mês de agosto de 2023 é no montante de R$ 22.906.999,79 milhões.

 

Durante a visita ao assentamento, o assessor da área Internacional da Emater-DF, Luiz Rocha, falou do papel do serviço de extensão rural para a inclusão dos produtores em políticas públicas e do trabalho voltado ao desenvolvimento rural e social das comunidades.

 

As extensionistas da Gerência de Comercialização (Gecor) da Emater-DF, Vanessa Lira Neves e Bruna Maria Heckler, detalharam todo o processo de compra governamental, que começa desde a articulação com a Secretaria de Agricultura, Secretaria de Educação e nutricionistas responsáveis pela elaboração dos cardápios, elaboração dos editais de compras seguindo o calendário sazonal de alimentos, o planejamento da produção junto aos produtores e as entregas.

 

Segundo Bruna, “a articulação junto às instituições e produtores é fundamental para o sucesso do program, que beneficia o agricultor, que tem garantia que seu produto será vendido a preço justo, e a rede pública de ensino, que recebe alimentos frescos e saudáveis para os alunos”.

O produtor Anaildo Porfirio da Silva contou a história do assentamento Chapadinha, relatou a experiência da associação no Pnae e destacou a importância dessa e outras políticas públicas para o desenvolvimento do assentamento.

 

Já a diretora-executiva da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), Mariana Ferreira Matias, ressaltou que este é apenas um exemplo do que é executado em vários locais do país pelas instituições de Ater públicas.

 

 

Comitiva

A delegação internacional foi composta por representantes do: Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Honduras, Guatemala, Panamá, Nicarágua, Paraguai, Peru e República Dominicana.

O II Congresso foi promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), em conjunto com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e a FAO, no âmbito do projeto de alimentação escolar do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br