Extensionistas vão abordar o modelo de planta pré-aprovada para granja avícola e mediar debate sobre desafios de comercialização de produtos agroindustriais
Promovido pela Secretaria de Agricultura do DF, o 4º Encontro Distrital da Agroindústria (EDA) começa nesta quarta-feira (2) e segue até o dia 4 de agosto no auditório do CREA-DF, na Asa Sul. O EDA é um evento constituído por palestras e debates multidisciplinares que tratam das atualizações acerca dos fatores tecnológicos, legais, higiênico-sanitário e socioeconômicos e visa sustentar as boas práticas de fabricação agroindustrial, impulsionando o desenvolvimento da cadeia produtiva de alimentos e bebidas no Distrito Federal e regiões conexas.
A Emater-DF participa do evento por meio da palestra do extensionista rural e membro da Equipe Especializada em Agroindústria, Paulo Álvares, “Plantas Modelo De Granjas Avícolas: Medidas que Simplificam o Processo de Registro”. Além disso, a extensionista Fernanda Lima vai mediar a mesa redonda sobre “Perspectivas e Desafios para a Evolução da Comercialização de Produtos das Agroindústrias Locais no DF”, que terá a participação de representantes da Seagri-DF, mercados varejistas e agroindústrias do DF.
De acordo com Paulo Álvares, o EDA é uma oportunidade para a Emater-DF divulgar o atendimento especializado aos produtores rurais que queiram abrir e formalizar uma agroindústria rural e para aumentar a aproximação institucional entre os órgãos de extensão e os órgãos de fiscalização envolvidos no processo de registro de uma agroindústria, além de todos os prestadores de serviço privado da cadeia.
“É fundamental que cada ator envolvido no processo de formalização das agroindústrias entenda o papel e a importância um do outro e como cada uma dessas contribuições pode impactar positivamente em seu trabalho, o que por consequência beneficia diretamente o produtor rural e a sociedade. Essa proximidade torna o trabalho da equipe especializada da Emater-DF muito mais acurado e profissional”, afirmou Paulo Álvares.
Em sua palestra, o profissional vai abordar o modelo de planta de granja avícola construída pela Equipe Especializada em Agroindústria da Emater-DF e aprovada pela Dipova. “Com a adoção desse modelo o produtor ganha em agilidade em receber o seu registro, ganha financeiramente porque o seu registro é entregue mais rápido, o que aumenta o valor agregado do produto, e a sociedade ganha com a oferta de alimentos com qualidade e garantia de sanidade certificado pelos órgãos de fiscalização”.
O EDA acontece sempre no período da tarde e terá palestras e mesas redondas de profissionais de diversos órgãos que atuam no registro e formalização das agroindústrias, além da apresentação de cases de sucesso de produtores rurais. Confira aqui toda a programação do 4º EDA.
Equipe Especializada
Coordenada pela Gerência de Desenvolvimento Econômico e Social (Gedes) da Emater-DF, a Equipe especializada em Agroindústria foi criada em janeiro 2022 com o objetivo de prestar um atendimento personalizado para o produtor que deseja abrir e formalizar a sua agroindústria. A equipe é formada por profissionais capacitados a prestar toda a assistência desde a elaboração do diagnóstico da situação encontrada no local, aperfeiçoamento dos procedimentos, melhoria da produção até a formalização do negócio.
O trabalho da Equipe Especializada tem um impacto direto para o produtor rural quanto para a sociedade. O processo de registro é historicamente demorado, pois é necessário vencer muitas etapas burocráticas, que visam garantir qualidade e sanidade do produto, e nem sempre é devidamente compreendido para quem não está inserido nesse trâmite. “Com o trabalho da Equipe Especializada, esse processo tem sido mais rápido e as razões são porque nós temos contato direto com os órgãos envolvidos, temos conhecimento aprofundado de toda a legislação e com isso orientamos e direcionamos o produtor, logo no início, a providenciar tudo o que é necessário para agilizar o processo de registro”, finalizou Paulo Álvares.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br