Coordenador do Programa de Ruminantes e Equídeos da Emater-DF faz palestra na Expoabra 2023
Dentro da programação técnica da Expoabra 2023, a Emater-DF participou na manhã desta quinta-feira (14) do painel “Nutrição animal e produção de forragens na criação de equídeos”. Realizado na plenária do evento, o painel trouxe temas como a alimentação e cuidados zootécnicos com os equídeos, a tecnologia de produção de forragem verde hidropônica, além da produção de silagem.
Palestrando pela Emater-DF, o coordenador do Programa de Ruminantes e Equídeos da Emater-DF e mestre em alimentação animal com foco em ruminantes pela Universidade de Brasília, Maximiliano Cardoso, mostrou que diversas questões como idade, peso, temperamento e raça dos animais, dentre outras, interferem diretamente na exigência nutricional do animal e uma alimentação não adequada interfere no desenvolvimento, desempenho e na saúde do animal.
“Quando pensa em cavalo, os técnicos pensam no atendimento clínico, como por exemplo cuidar de uma cólica, quando o ideal é pensar na prevenção desses problemas clínicos. Muitas vezes o erro está no manejo animal e no sistema de produção de forragem”, disse o especialista.
Ele também mostrou alguns cenários da relação volumoso e concentrado na dieta de equídeos e apontou alguns erros comuns na formulação da alimentação no cocho, que geralmente é padronizada e não leva em consideração informações importantes, como a exigência nutricional dos animais e a análise bromatológica do volumoso oferecido, por exemplo. Também participaram do painel especialistas das empresas KWS Sementes e Biofeed Forragem Verde Hidropônica.
Com o tema Conexão, Inovação e Transformação, a Exposição Agropecuária de Brasília (Expoabra) é voltada para produtores e empresários do agronegócio, entidades públicas e privadas, empresas do segmento rural, formadores de opinião, estudantes e comunidade. O evento acontece no Parque Granja do Torto (PGT) e segue até o dia 17. A última participação da Emater-DF no evento acontece neste sábado (16), na palestra Empreendedorismo e Inclusão Socioprodutiva de Mulheres no Campo, durante o Encontro 1º AgroMulher da Expoabra.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br