Governo do Distrito Federal
13/09/21 às 11h34 - Atualizado em 14/09/21 às 11h14

Emater-DF participa da Semana do Alimento Orgânico do DF; debates ocorrem entre 14 e 17 de setembro

COMPARTILHAR

 

Realizada entre 14 e 18 de setembro, a Semana do Alimento Orgânico no Distrito Federal, neste ano, terá programações dentro da Exposição Agropecuária de Brasília (Expoabra). A abertura será nesta terça-feira, às 14h, no Parque Granja do Torto, onde também vai ocorrer uma feira de produtos orgânicos. A Emater-DF estará presente com palestras técnicas diversas sobre o tema.

 

Com palestras e minicursos, Emater-DF participa da Expoabra 2021

 

Os debates serão virtuais, com cerca de 14 horas de apresentações ao vivo, e reunirá mais de 40 profissionais do setor, que vão trazer conteúdos diversos para produtores rurais e o público em geral interessado. Para participar é necessário inscrever-se previamente no site da Expoabra.

 

Com o tema “Alimento Orgânico: Sabor e Saúde em sua Vida”, a campanha pretende ressaltar os benefícios do alimento orgânico na promoção da saúde, na segurança alimentar e nutricional, o sabor e o aproveitamento integral dos alimentos, aliado ao respeito ao meio ambiente e à justiça social.

 

A intenção também é informar os consumidores onde encontrar e como identificar os produtos e serviços vinculados à produção orgânica. “Esse ano o tema tem o objetivo principal de atrair mais consumidores, dar mais credibilidade aos produtos orgânicos e também ampliar o número de produtores”, ressaltou o representante do Grupo Korin e presidente da Comitê da Produção Orgânica (CPOrg) do Distrito Federal, Verinaldo da Silva Sousa.

 

A programação virtual inclui a participação de técnicos da Emater-DF e nutricionistas, com informações sobre alimentos orgânicos, e também chefs de cozinha, com receitas simples e práticas sobre pratos que representam uma boa alimentação. No formato presencial, no Parque de Exposições da Granja do Torto, terá feiras e exposições do dia 14 ao dia 18.

 

Para os produtores, também serão apresentados resultados de pesquisas da Embrapa e da Universidade de Brasília (UnB), para que possam usar em suas cadeias produtivas. Uma das lives, com participação da Emater-DF, vai trazer informações e orientações sobre compras governamentais. O objetivo será mostrar aos produtores de orgânico esse meio de comercialização como mais uma oportunidade de negócio.

 

No encerramento, dia 18, vai ter uma grande feira reunindo representação de produtores, cooperativas e empresas que atuam no setor de produção, comercialização e insumos. No último ano, a Semana do Alimento Orgânico também foi realizada em formato virtual. As transmissões foram assistidas, ao vivo, por mais de 2,3 mil pessoas.  A Semana do Alimento Orgânico é realizada anualmente, em todo o país. A campanha é encabeçada pelo Ministério da Agricultura (Mapa).

 

Palestras da Emater-DF

Entre os assuntos abordados estão benefícios para o corpo e o meio ambiente; inserção de jovens; tecnologias disponíveis; crédito e comercialização. “Nossa intenção é estimular o consumo, mostrar as vantagens para quem consome e também para quem produz, além de capacitar agricultores”, explica Daniel Oliveira, gerente do escritório especializado em agricultura orgânica e agroecologia da Emater-DF.

 

A Emater-DF participa de cinco mesas de discussão. Na quarta-feira (15), às 10h30 integra os debates sobre “Contribuições das instituições públicas na produção orgânica”. Na quinta (16), atua em mais três mesas: às 10h30, “Compras Governamentais: oportunidades para os Orgânicos”; às 15h30, “Melhorando sua produção orgânica através do crédito”; às 17h, “Participação dos jovens na produção orgânica”. Na sexta (17), às 15h30, media o debate “Aumento da sustentabilidade na produção orgânica: Insumos e práticas”.

 

Certificação

Atualmente, 257 produtores do Distrito Federal são certificados como orgânicos. Ou seja, produzem de acordo com o que estabelece a Lei n° 10.831, de 23 de dezembro de 2003.  Essa legislação define como orgânicos sistemas de produção que “adotam técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais” onde “não se utilizam materiais sintéticos, organismos geneticamente modificados e radiações ionizantes, em qualquer fase do processo de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização, e a proteção do meio ambiente”.

 

Programação

Terça-feira (14/09)

Abertura

Horário: 14h

Local: palco principal

 

Quarta-feira (15/09)

Contribuições das instituições

Públicas na produção orgânica

Horário: 10h30

Local: estúdio (on-line)

 

Orgânicos: mais do que alimento, um estilo de vida

Horário: 14h

Local: estúdio (on-line)

 

Preparando um prato orgânico com mais sabor e saúde

Horário: 15h30

Local: estúdio (on-line)

 

A ciência na produção dos Orgânicos

Horário: 17h

Local: estúdio (on-line)

 

Quinta-feira (16/09)

Compras Governamentais: oportunidades para os Orgânicos

Horário: 10h30

Local: estúdio (on-line)

 

Garantias no alimento orgânico, conheça todo processo

Horário: 14h

Local: estúdio (on-line)

 

Melhorando sua produção orgânica através do crédito

Horário: 15h30

Local: estúdio (on-line)

 

Participação dos jovens na produção orgânica

Horário: 17h

Local: estúdio (on-line)

 

Sexta-feira (17/09)

Utilizando o Controle Biológico na Produção de Orgânicos

Horário: 9h

Local: estúdio (on-line)

 

Pagamentos por Serviços Ambientais: Possível caminho para produção Orgânica?

Horário: 10h30

Local: estúdio (on-line)

 

Aumento da sustentabilidade na produção orgânica: Insumos e práticas

Horário: 15h30

Local: estúdio (on-line)

 

Sistemas de produção orgânica: Casos de sucesso

Horário: 17h

Local: estúdio (on-line)

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br