Governo do Distrito Federal
10/02/23 às 21h52 - Atualizado em 10/02/23 às 22h01

Emater-DF participa da recriação da Feprorural em posse da nova diretoria

COMPARTILHAR

Federação agrega os Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável do DF, associações e cooperativas de pequenos produtores rurais e assume o compromisso de trabalhar e resolver as demandas do pequeno produtor rural do DF e Entorno

 

Posse da diretoria da Feprorural. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

 

Após ficar desativada por 12 anos, a Federação dos Pequenos Produtores Rurais do DF (Feprorural) foi reativada e deu posse à diretoria na manhã desta sexta-feira (10). A cerimônia contou com presença de centenas de pessoas incluindo autoridades do Governo do Distrito Federal, parlamentares distritais e federais, representantes de associações e cooperativas de produtores rurais, extensionistas e produtores rurais de diversas regiões.

 

Na oportunidade o presidente empossado, Sérgio Leão, afirmou que a diretoria da entidade é constituída por pessoas da área rural com o objetivo de trabalhar para o pequeno produtor rural e resolver suas demandas.

 

Presidente da Feprorural mostra termo de posse. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

“Conhecer a realidade do pequeno produtor é necessário para desenvolvermos os projetos e solucionarmos os problemas das comunidades rurais. Para isso, a gente vai fazer um trabalho junto com os órgãos do governo. Já procuramos a Emater-DF e a Seagri. Existem urgências como a regularização das associações que serão nossa prioridade imediata. O governo tem programas sociais, ele leva o fomento por meio de tratores e implementos agrícolas até a área rural e, para as associações acessarem esses programas, elas precisam estar regularizadas. Nesse trabalho, contamos com a ajuda do pequeno agricultor e da Emater. O governo está fazendo a parte dele e precisamos fazer a nossa”, disse Sérgio Leão.

 

O dirigente foi servidor da Secretaria de Agricultura (Seagri) por 38 anos, período em que manteve estreito contato as associações rurais e o fez entender que é o momento de regularizar e fortalecer essas organizações. Sérgio Leão ainda pontuou projetos de curto, médio e longo prazos, que serão desenvolvidos em parceria com os órgãos do Sistema Agricultura. Um deles é a implantação de um biodigestor na Ceasa para transformar as sobras de alimentos em adubo orgânico, beneficiando produtores rurais.

 

Parceria

De acordo com o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, a comunidade rural carece de equipamentos públicos, de apoio e quando se está sozinho não se consegue nada. Da mesma forma, o governo, que envolve a empresa e a Secretaria de Agricultura e outros órgãos, não trabalha sem estar em parceria com os produtores rurais. O dirigente também colocou a empresa à disposição da comunidade rural e reforçou a importância das capacitações como veículos promotores da qualificação. Além disso, defendeu as agroindústrias rurais como instrumento para ampliar a oferta de produtos, agregar valor à produção, gerar emprego e renda no campo.

 

Presidente da Emater-DF, Cleison Duval, fala durante a cerimônia. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

“Essa cerimônia reúne toda a população rural representada e coroa o fortalecimento de toda a estrutura organizacional da área rural por meio do retorno de uma diretoria que quer restabelecer os trabalhos realizados no passado,  que eram muito fortes com a extensão rural, com a Emater-DF e a Secretaria de Agricultura. Tudo isso está acontecendo no início de um novo mandato do governador Ibaneis Rocha e da vice-governadora Celina Leão e é muito importante e nos dá ânimo. Como presidente da Emater, vejo como uma grande responsabilidade que vai se transformar em compromisso e trabalho para cumprir a missão, que é levar qualidade de vida e desenvolvimento para a área rural”, declarou Cleison Duval.

 

“Estamos celebrando a organização que partiu dos produtores rurais e pontua o retorno desse importante instrumento de ligação das associações de produtores com o Governo do Distrito Federal. Atendendo a orientação do governador Ibaneis Rocha, a Secretaria de Agricultura vai trabalhar de forma transversal com todas as secretarias, com o único objetivo de levar melhoria de vida e condição para o produtor rural do DF e entorno. Portanto, a nossa missão junto com a Emater e outros órgãos é unir esforços e ações de uma maneira tal que eles não tenham sombreamento, mas que tenham mais forças visando o também fortalecimento do produtor rural”, declarou o secretário-executivo de Agricultura do DF, Rafael Bueno.

 

O produtor rural e representante da Associação dos Produtores do Núcleo Rural de Taguatinga (Aprontag), Antonio dos Santos Drumond. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF.

O produtor rural e representante da Associação dos Produtores do Núcleo Rural de Taguatinga (Aprontag), Antonio dos Santos Drumond, homenageou o presidente Sérgio Leão com uma cédula de um real flor de estampa, ou seja, que nunca entrou em circulação. Segundo o produtor, “a esperança do produtor é que a Feprorural consiga agir em prol do produtor rural, que depende de várias coisas, não só insumos, tratores, documentação, regularização e titularização da área rural, além de todo um aporte para que o produtor rural consiga crescer e alimentar o povo que está na cidade. O produtor rural não trabalha para ele, ele trabalha em prol da área urbana, para alimentar a área urbana, que não vive sem o campo”. Antonio Drumond é produtor rural há 33 anos na área JK de Taguatinga.

 

A cerimônia de posse da diretoria da Feprorural contou ainda com a presença do deputado federal Gustavo Gayer; do representante da governadora em exercício Celina Leão, Estevão Reis; dos deputados distritais Paula Belmonte e Rogério Morro da Cruz; da superintendente Regional da Conab do DF e Entorno, Clauciene de Oliveira; o assessor da deputada federal Bia Kicis, Fernando Pires, além de prefeitos do Entorno e outras autoridades.

 

Diretoria

A diretoria da Federação dos Pequenos Produtores Rurais do DF e Entorno (Feprorural), empossada nesta segunda-feira (10), foi eleita dia 20 de dezembro de 2022 para um mandato de cinco anos. A entidade vai agregar os Conselhos de Desenvolvimento Sustentável Rural, associações e cooperativas de produtores rurais do DF.

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br