14/03/24 às 16h14 - Atualizado em 14/03/24 às 16h14

Emater-DF participa da primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de 2024

Encontro reuniu representantes do governo, de conselheiros regionais e da sociedade civil para debater demandas das comunidades rurais

A primeira reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) do DF, de 2024, agregou na manhã desta quinta-feira (14) a mesa diretora, conselheiros e representantes de órgãos do governo do DF, Federal e da sociedade civil para apresentação dos novos membros dos Conselhos Regionais, do balanço das entregas do Empresa de Terras Rurais entre outubro a dezembro, apresentação da Rota da Fruticultura e ouvir as demandas coletivas dos Conselhos Regionais Rurais do DF.

O secretário de Agricultura do DF, Fernando Rodriguez presidiu a reunião e ressaltou a importância da participação nas reuniões para que o CDRS tenha efetividade e avance nas ações em benefício da comunidade rural. “O Conselho não para a mesa falar, mas para ouvir. É preciso ter determinação e sinceridade para criar confiança.  Não se faz gestão participa sem transparência. De agora para frente, a paut   a das demandas deve vir da comunidade”, falou o dirigente.

“Os produtores rurais são a razão da nossa existência e do nosso trabalho.  A Emater-DF está com vocês diariamente, mas é aqui que nós temos de discutir os nossos problemas, aqui é o nosso fórum e o local para discutir as demandas. É difícil para todos, mas o tempo e a vontade movem nossa intenção de construir e resolver todas as questões que chegam até nós. O nosso governador nos deu liberdade para resolver os problemas e vamos resolver junto com vocês”, declarou o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, na abertura da reunião.

O novo representante do Conselho Regional de Desenvolvimento rural Sustentável de São Sebastião, Francisco Soriano, falou da importância dos órgãos de governo estarem onde a população precisa. “São Sebastião precisa de todos, represento aqui as 32 comunidades que fazem parte do conselho. Assim, quero que cada órgão de governo represente cada cidadão da minha região para mostrar que podemos resolver todos problemas de São Sebastião”, afirmou o conselheiro.

Presidido pela Seagri-DF,  o CDRS visa apresentar diretrizes para elaboração e implementação de Políticas Públicas Rurais do DF, sendo um espaço de articulação entre os diferentes níveis de Governo e as organizações da sociedade civil, para o desenvolvimento rural sustentável.