Encontro reúne representantes das 24 instituições estaduais de Ater associadas e do Governo Federal
O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, participa da 35ª Assembleia Extraordinária da Asbraer (Associação Brasileira das Entidades Públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural), Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária) em Manaus (AM). O encontro, que começou na última quinta-feira (21) e segue até sábado (23), reúne representantes de todas as 24 instituições estaduais de assistência técnica e extensão rural (Ater), além de membros da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
Cumprindo a pauta de convocação, a assembleia instalou duas câmaras técnicas — uma de regularização fundiária e Ater e outra de pesquisa agropecuária. A partir dos debates, houve diálogos entre as associadas sobre capacitação, sustentabilidade e finanças; parceria entre Embrapa e Asbraer no âmbito da pesquisa; diretrizes do Governo Federal sobre as políticas voltadas para a agricultura familiar; além do trabalho conjunto entre a Asbraer e a Anater. O evento foi aberto pelo vice-governador Tadeu de Souza, que destacou os desafios e avanços do Amazonas na Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
De acordo com o presidente da Emater-DF, a assembleia tem sido muito importante como ferramenta de discussão sobre a Ater Pública, sobre os rumos que ela deve tomar nos próximos anos. “A criação das câmaras técnicas, assim como a oportunidade de compartilhar e ouvir sobre o trabalho de cada representante das empresas e agências estaduais, são importantes como meio de troca de conhecimentos, de aprimoramentos das ferramentas de trabalho”.
“Está sendo importante ouvir também as diretrizes e projetos do Governo Federal para agricultura familiar para os próximos anos. A partir desse cenário, poderemos agregar os projetos da Emater-DF para a área rural”, finalizou Cleison Duval. O diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Marenilson Batista, também participa do evento.
Asbraer
A Asbraer reúne 28 entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e promove o diálogo entre a Ater com a pesquisa agropecuária e regularização fundiária. O trabalho conjunto realizado pela entidade e as associadas assegura que esses eixos estejam inseridos na agenda da política nacional visando garantir um modelo de desenvolvimento rural ambientalmente sustentável, economicamente viável e socialmente justo. Dessa forma, fortalecer as entidades associadas e a agricultura familiar.
A 35ª Assembleia tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Idam, uma das associadas da Asbraer. “É uma grande oportunidade para implantarmos as nossas câmaras técnicas, assim como discutir os problemas que envolvem essa região estratégica do Brasil, a região amazônica, com os atores que estão aqui, presenciando um pouco a experiência do desenvolvimento sustentável”, afirmou o presidente da Asbraer, Natalino Avance.
*Com informações da Asbraer e do Idam.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br