Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/04/23 às 14h45 - Atualizado em 27/04/23 às 15h05

Emater-DF orienta produtores de São Sebastião sobre criação de abelhas sem ferrão

COMPARTILHAR

Carlos Morais (centro) apresenta orientações técnicas sobre a criação de abelhas sem ferrão

 

Aproximadamente 20 produtores de São Sebastião participaram do curso de meliponicultora realizado pela Emater-DF. O curso apresentou a criação de abelhas sem ferrão como uma oportunidade de complemento de renda e também como forma de contribuir para a conservação ambiental.

 

Realizado em dois dias, 26 e 27 de abril, o curso começou com a parte teórica e finalizou com a prática, na chácara Tia Edy, no núcleo rural Aguilhada. Os participantes aprenderam a reconhecer as principais espécies com potencial de criação no DF, conheceram sobre alimentação, principais recursos florais na meliponicultura, aprenderam sobre captura, transferência e divisão de colônias, entre outras práticas.

 

Participantes exibem certificado do curso.

Para o produtor rural Francisco Soriano, cursos como esse são muito importantes. “Eu vivo da agricultura familiar e busco introduzir na minha chácara projetos de baixo impacto ao meio ambiente, como esse curso que nos ensinou a cuidar desses insetos que já cuidam de nós”, disse o agricultor. “As abelhas cuidam do meio ambiente, da diversidade da natureza e são insetos muito importantes”, afirmou.

 

O extensionista rural da Emater-DF Carlos Morais mostrou as vantagens de investir na criação de abelhas sem ferrão. “O produtor pode extrair além do mel, outros produtos das meliponias como própolis, pólen, cera e cerume. Essas são abelhas dóceis, de fácil manejo, o que possibilita que você tenha muitas caixas, além de benefícios como a melhoria na qualidade da alimentação das familias rurais e a geração de renda na comercialização de excedentes da produção”, observa.

 

A próxima capacitação sobre o assunto está prevista para o mês de julho, em área rural de Sobradinho. Interessados devem procurar o escritório local da Emater-DF mais próximo de sua propriedade.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br