O assentamento Santa Felicidade, localizado no município de Cocalzinho (GO), deverá contar, em breve, com uma agroindústria de produção de leite e derivados. Para isso, a Emater-DF, que presta assistência técnica à comunidade, tem promovido cursos e capacitações. Em reunião na última quinta-feira (11), representantes da empresa e do assentamento apresentaram o projeto do empreendimento ao prefeito da cidade, Alair Gonçalves Ribeiro.
De acordo com Álvaro Castro, gerente do escritório da Emater-DF em Padre Bernardo (GO), a ideia é produzir iogurte que será fornecido à rede pública municipal de ensino, além de ser comercializado nos mercados da cidade. Recentemente, a prefeitura implantou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para orientar e fiscalizar os estabelecimentos que fabricam produtos de origem animal. “Com isso, o município fortalece a agricultura familiar, que poderá oferecer alimentos de qualidade para a população”, observa Álvaro.
O local da agroindústria já foi escolhido. O serviço de engenharia da prefeitura vai avaliar as instalações e emitir um relatório sobre os investimentos necessários. A equipe da Emater-DF, em conjunto com o Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da empresa, vão elaborar o projeto técnico.
Capacitação — No ano passado, 60 assentados do Santa Felicidade acessaram recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com projetos de crédito elaborados pela Emater-DF. Desses, 50 optaram por investir na produção leiteira. Desde então, a Emater-DF já promoveu um curso de inseminação artificial e um de fabricação de queijo, além de entregar 30 doses de sêmen bovino para melhoramento genético do rebanho. Nos próximos dias 24 e 25 (quarta e quinta-feira), haverá a segunda etapa do curso de produção de queijo.
A reunião na prefeitura contou com a participação da gerente do Centrer, Sandra Cristina de Sousa, do secretário municipal de Agricultura, Enivaldo Costa Campo, do representante da Emater-GO, João Batista Silva da Silva, do médico veterinário Rinaldo Tomazini — que será o responsável pelo SIM —, do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Cocalzinho, Osvaldo Augusto Fleury Filho,e lideranças do assentamento: o vereador Edmar Bezerra, e as agricultoras Janora Souza de Lima e Solimar Monteiro Marques.
Assessoria de Comunicação – Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br