Extensionistas da Emater-DF orientam a construção do reservatório durante oficina em São Sebastião
Assentados do 15 de Agosto, localizado em São Sebastião, participam nessa sexta-feira (27) da oficina de Revestimento de Reservatórios. A atividade busca capacitar os produtores rurais da região que foram contemplados com a doação de lonas para o revestimento. Com o reservatório, os produtores vão poder acondicionar água da chuva no período chuvoso e usar na irrigação de forma sustentável.
De acordo com a zootecnista da Emater-DF Bruna Beleosoff, o trabalho é resultado de várias parcerias. As lonas foram adquiridas com o recurso do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH) e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa). A Secretaria de Agricultura entrou com o maquinário para a escavação do reservatório e a Emater-DF ficou responsável pela seleção dos produtores, distribuição das lonas e orientação técnica sobre implantação, uso e manutenção.
“Foram distribuídas cerca de 60 lonas aqui na área rural de São Sebastião. Nós combinamos algumas contrapartidas com os produtores que receberam”, explica Bruna. Entre as contrapartidas, os produtores devem participar das oficinas de capacitação, usar as lonas apenas para o revestimento do reservatório, se responsabilizar pela realização da instalação da lona recebida e, depois do reservatório pronto e revestido, cercar o local para evitar acidentes com crianças e animais. “O recurso foi destinado para garantir o uso sustentável da água”, ressalta.
Para Lorisvaldo Santana de Alecrim e sua esposa Magnete, o reservatório de água será de grande ajuda para o dia a dia em sua chácara. Atualmente ele precisa ligar a bomba várias vezes ao longo do dia, porque usa caixas pequenas para irrigação.
“O reservatório vai facilitar muito por conta do armazenamento da água. Não vamos precisar encher durante o dia, vamos poder deixar para abastecer o reservatório no período da noite e durante o dia a gente usa a água pra irrigação”, explica Lorisvaldo. “Agora, com esse reservatório, vamos poder até dobrar a área plantada”, comemora o produtor.
Maria Aldenice da Silva, presente na oficina, está na expectativa de fazer o reservatório em sua propriedade. “A gente tá pensando em fazer um mutirão com os vizinhos para conseguir fazer o nosso reservatório”, diz a produtora, que observou atentamente a explicação dada pelos técnicos da Emater-DF. “Passamos muita dificuldade lá sem água, agora conseguimos furar um poço, mas o reservatório vai ser muito útil”, diz ela.
O assentamento 1º de Julho também vai receber a Oficina de Revestimento de Reservatórios nos dias 1º e 3 de junho. “Organizamos as oficinas nas comunidades onde a grande maioria não tem reservatório. Alguns até tem, mas não está adequado”, explica Bruna Beleosoff.
Próximas oficinas no Assentamento 1º de Julho
1º/6- Chácara 16
3/6 – Chácara 30
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br