Com objetivo de buscar parceria para incentivar o desenvolvimento da apicultura no Distrito Federal, os presidentes da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF), Fernando Cezar Ribeiro, e do Sindicato dos Apicultores do Distrito Federal (Sindapis), Sérgio Farias, solicitaram apoio da Emater-DF em reunião com a direção da empresa.
Extensionista da Emater-DF ensina a como dividir colmeias em pequenos espaços; ouça podcast
Questões sobre a viabilização da criação de abelhas, processamento do mel, logística e meios de comercialização foram temas abordados com o chefe de gabinete da Emater-DF, Cleison Duval, com o coordenador de Operações, Pedro Ivo, e com o coordenador de Floricultura, Carlos Morais.
Durante o encontro, realizado nesta sexta-feira (11), a pedido das entidades, o presidente da FAPE falou sobre a importância de unir esforços. De acordo com ele, a união entre Emater e Senar vai acompanhar e criar mecanismos para investimento na cadeia produtiva. “Esse é um meio de incentivar e gerar renda para os apicultores”, afirmou.
“Vamos iniciar um trabalho conjunto, que será muito importante. É uma integração que visa aumentar a produção no DF, melhorar as condições de trabalho e levar mel de qualidade para a população da cidade”, disse o chefe de gabinete da Emater-DF, Cleison Duval, que destacou a importância de começar o trabalho pelo mapeamento dos produtores para avaliar a cadeia produtiva e as necessidades dos apicultores.
“A gente precisa organizar e desenvolver a cadeia produtiva do mel. O DF tem apicultores engajados e tem potencial de crescimento”, afirmou o coordenador de Operações da Emater-DF. Para Carlos Morais, a união fortalece o trabalho de apicultura na região.
O grupo também abordou a necessidade de investimento e melhor uso do Palácio do Mel, estrutura com maquinário para o processamento, que fica na Granja do Torto. Alguns produtores têm, em suas propriedades, as chamadas casas de mel, que são ambientes para extrair o alimento das colmeias e manuseá-lo de forma esterilizada.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br