Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/04/23 às 16h44 - Atualizado em 5/04/23 às 18h01

Emater-DF celebra 45 anos em evento com empregados, produtores e autoridades

COMPARTILHAR

 

Governador Ibaneis Rocha entrega escritura de doação do Escritório Local da Emater em Brazlândia

 

Mais de 200 pessoas entre empregados, parceiros, produtores rurais e autoridades prestigiaram a celebração dos 45 anos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) realizada nesta quarta-feira (5), na sede da empresa. O evento foi comemorado com a entrega da escritura pública de doação do terreno do escritório local da Emater de Brazlândia, a inauguração da Unidade Didática de Agroindústria da empresa e uma exposição da história da agricultura na capital.

 

A programação também incluiu a apresentação de vídeos com depoimento de produtores, homenagens, premiação de equipes e empregados destaques de 2022 e uma dinâmica de inclusão dos empregados com uma atriz do DF. O tema do evento foi “Você faz parte dessa história!”.  O documento da escritura pública de doação foi entregue pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que durante o evento reforçou a importância da Emater-DF e o fortalecimento da agricultura no Distrito Federal.

 

“Tenho orgulho de ter, na capital da República, a melhor empresa rural do país, um exemplo para os outros estados”, declarou o governador. “Deixo meu carinho para toda a empresa, que valoriza a agricultura do DF. Temos que trabalhar pelos produtores rurais. As creches rurais são importantes, os canais de irrigação são importantes e os polos agroindustriais são importantes. Vamos trabalhar e apoiar nesse sentido.”

 

Presidente da Emater-DF, Cleison Duval, durante a solenidade Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, empregado de carreira da empresa desde 2011, destacou resultados da assistência técnica e extensão rural pública da capital e reafirmou o compromisso da empresa no campo. “Nesses 45 anos de atuação no Distrito Federal, a Emater-DF contribuiu para consolidar o objetivo de Juscelino Kubitschek de ter um grande cinturão verde. A parceria entre produtores, extensão rural e pesquisa contribuíram para termos a segurança alimentar e nutricional que toda a população necessita. Somos os olhos e braços do governo no campo”, disse.

 

Para o governador Ibaneis Rocha, “a empresa é muito bem constituída, sempre com excelente relacionamento junto às instituições de governo. Temos a alegria de ver a Emater atuando em todas as áreas, desde os pequenos e até grandes produtores, e contribuindo para incluir Brasília em vários circuitos produtivos, como o do vinho. O trabalho articulado com a Secretaria de Agricultura e Ceasa, com a participação de cooperativas e associações geram bons resultados”.

 

“Hoje estamos celebrando mais um aniversário da Emater e eu como deputada federal venho acompanhando o trabalho dessa empresa e tenho certeza que a Emater do Distrito Federal é a melhor do Brasil. […] Com o trabalho de vocês, o pequeno produtor se sente incluído e valorizado. Vocês recebem dignidade e levam dignidade ao campo, então parabéns”, ressaltou a deputada federal Bia Kicis, que também prestigiou a solenidade.  “A Emater-DF tem uma responsabilidade muito grande. Tenho envolvimento na agricultura. Trabalhei desde os 12 anos em chácaras colhendo cenoura, beterraba e sei da produção da nossa região. Sei da importância que tem a Emater para os pequenos e até grandes produtores para nossa região aqui no Distrito Federal”, ressaltou o deputado Iolando Almeida.

 

Empregados, produtores e autoridades participaram da solenidade

“Este é um momento de muita alegria e reconhecimento. Tenho muito orgulho do trabalho que tem sido prestado pela Emater no meio rural ao longo desses 45 anos. Nós todos temos o objetivo de resgatar o papel do agro dentro do DF, e isso só se faz com o fortalecimento das instituições. Por isso destaco o alto nível do trabalho que tem sido desenvolvido pelo nosso Sistema Agricultura (Seagri, Ceasa e Emater)”, afirmou Fernando Antonio Rodriguez, secretário de Agricultura

 

Representando os empregados da Emater-DF, a presidente da associação Heloísa Helena Gavião ressaltou que são os funcionários e colaboradores que fazem a empresa ser referência no serviço de extensão rural. “nós que fizemos e fazemos a Emater-DF chegar aos 45 anos de existência com a imponência, competência, profissionalismo e consolidação que esta empresa tem. Estas salvas de palmas parabenizam aquelas pessoas que pensaram como seriam os primeiros trabalhos da Emater dentro do Distrito Federal. Parabenizam aos que continuaram o trabalho, persistindo, aprimorando as tecnologias, os sistemas de informática, firmando parcerias, lutando por melhores condições de emprego e de salário. Parabenizam todas e todos, que de uma forma ou de outra sacrificaram e sacrificam, muitas vezes suas vidas pessoais para estar colocando a Emater no patamar de excelência em que esta empresa se encontra”.

 

O evento foi prestigiado por diversas autoridades, como o presidente da Ceasa, Bruno Sena, o presidente Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Rôney Nemer, o secretário de Governo do GDF, José Humberto, os deputados distritais Rogério Morro da Cruz, Jane Klebia do Nascimento, Joaquim Domingos Roriz Neto, Marcos Martins Machado, e os administradores de Planaltina, Wesley Fonseca, e do Paranoá, Wellington Santana, entre outros.

 

Com seus 15 escritórios espalhados pelo DF, a empresa atende mais de 18 mil produtores e realiza cerca de 150 mil atendimentos por ano, por meio de oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo, reuniões técnicas, entre outros. Na área social, a empresa leva orientações sobre aposentadoria rural, benefícios sociais e políticas públicas de inclusão.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br