Curso faz parte das ações previstas na parceria entre Emater e Ministério da Agricultura para promover práticas adequadas de produção
As Boas Práticas Agropecuárias (BPA) são um conjunto de princípios, conceitos, práticas, tecnologias, métodos e recomendações técnicas apropriadas aos sistemas de produção, que tem como objetivo fomentar e agregar valor às atividades agropecuárias, promovendo a saúde e o bem-estar.
Para que cada vez mais agricultores do DF adotem as Boas Práticas Agropecuárias, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) capacita, nesta quinta e sexta-feira (20 e 21), 40 técnicos da Emater, Secretaria de Agricultura (Seagri) e da Vigilância Sanitária.
Nesta quinta-feira, a programação incluiu explicações sobre o Programa de Qualidade de Alimentos da Emater-DF, sobre o Fundo de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (FDR) no Programa Brasília Qualidade no Campo, além do detalhamento dos itens a serem avaliados nas propriedades rurais pelo programa de Boas Práticas Agropecuárias do Distrito Federal, como uso racional de agrotóxicos e os aspectos sociais, ambientais e agronômicos na produção de pimentão, morango, maracujá e folhosas.
Na sexta-feira (21), os participantes vão visitar propriedades que adotam as boas práticas.
Brasília Qualidade no Campo
Em julho deste ano, foi lançado o Programa de Boas Práticas Agropecuárias do Distrito Federal — Brasília Qualidade no Campo, coordenado pelo Sistema Agricultura do DF (Emater, Seagri e Ceasa) e executado com apoio da Secretaria de Saúde. Por meio dele, agricultores que adotarem boas práticas atestadas pelas regras do programa serão reconhecidos com certificados e selos emitidos pela Seagri.
Um dos objetivos é promover, capacitar e estimular os responsáveis por estabelecimentos rurais que comercializam alimentos in natura (não industrializados) a desenvolver ações para melhorar a qualidade sanitária e assim proteger a saúde da população do Distrito Federal. A adesão é voluntária. Quem quiser participar deve procurar os escritórios da Emater na região administrativa em que fica a propriedade.
A meta do programa é certificar pelo menos 200 propriedades até 2018. Com o Termo de Adesão e Compromisso entregue pelo o agricultor à Emater ou Seagri, a Emater-DF realizará vistoria no estabelecimento rural e elaborará o Termo de Adequação. Quando o estabelecimento rural atingir o mínimo de 70% dos itens previstos pelo programa e observado o cumprimento dos itens obrigatórios, receberá auditoria de avaliação de conformidade realizada pelo Grupo Gestor do Programa.
Sendo comprovado o cumprimento, o estabelecimento rural receberá o Certificado no Programa expedido pela Secretaria e autorização para impressão do selo para uso nos produtos, que possui numeração de série padronizado, iniciado da sigla BPA seguido de numeração sequencial.
Carolina Mazzaro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br