Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/02/23 às 17h38 - Atualizado em 13/12/23 às 14h12

Dia Especial da Cidadania no Rio Preto leva políticas públicas à comunidade rural

COMPARTILHAR

Em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, a Emater-DF promoveu um dia de cuidados aos produtores

Dia Especial da Cidadania do Rio Preto tem mutirão do Cras. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

 

Produtores, trabalhadores e moradores rurais foram atendidos nesta quinta-feira (2) pela equipe de Proteção Social Móvel da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes) no escritório local da Emater no Núcleo Rural Rio Preto, em Planaltina. Cerca de 100 pessoas tiveram a oportunidade de acessar as demandas do Centro de Referência de Assistência Soical (Cras), seja para atualizarem ou se cadastrarem no CadÚnico e/ou ainda verificar se possuem os requisitos para acesso às políticas públicas sociais do GDF e do Governo Federal.

 

Dia Especial da Cidadania do Rio Preto . Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

Durante o Dia Especial da Cidadania no Rio Preto, os participantes ainda ouviram uma palestra sobre saúde mental proferida pela enfermeira da Secretaria de Saúde, Priscila Rocha, que deu dicas sobre como manter a mente saudável e explicou a diferença entre saúde e doença mental. Além disso, a extensionista da Emater-DF, Regina Lima, falou sobre a necessidade da empatia e de pertencer a uma rede de solidariedade.

 

O diretor da Regional Leste da Emater-DF, Fabiano Carvalho, falou na necessidade de fortalecer ainda mais a parceria entre os órgãos do GDF e estender a ação para todos os escritórios locais da empresa. “Nós, técnicos da Emater-DF, podemos fazer a inscrição e a atualização no CadÚnico, mas temos uma limitação no público que atendemos, que só pode ser aquele beneficiário dos nossos serviços. Ou seja, trabalhadores e produtores rurais. Portanto, existe um limbo que é o habitante rural que não está cadastrado no sistema de atendimento da empresa. A vinda do Cras para atender esse público é realmente significativa, pois quando eles acessam políticas como o Bolsa Família, Vale Gás e Prato Cheio eles ficam extremamente agradecidos a nós, agentes públicos”, explicou Fabiano Carvalho.

 

O coordenador do mutirão da equipe de Proteção Social Móvel da Sedes realizado no Rio Preto, Mário Luís Pinheiro de Amorim, falou que o objetivo do serviço é aproximar o cidadão que tem dificuldade de se deslocar até uma unidade do Cras dos programas e políticas públicas socias. “Atividades como inscrição ou atualização no CadÚnico, inscrição no programa Prato Cheio, emissão da Carteira do Idoso. Além disso, temos o auxílio de uma assistente social para avaliar a necessidade de uma demanda ou outra, como um auxílio de vulnerabilidade ou um outro encaminhamento”, detalhou.

 

Vitória Rayele da Silva Nunes e o filho Elias Alexandre são atendidos pelo Cras no Dia Especial da Cidadania do Rio Preto . Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

A moradora do Núcleo Rural Rio Preto Eduarda Conceição Abadia (36) tem seis filhos e teve o benefício bloqueado por falta de atualização cadastral. Ela soube do mutirão por meio do esposo que é trabalhador rural e foi informado da ação pelo patrão. “Aproveitei essa chance porque ir até a cidade é muito difícil, tem um ano que estou sem receber o benefício e não conseguia ir. Hoje, finalmente, atualizei meu cadastro que era de Goiás e agora é só baixar o aplicativo e acompanhar. Esse mutirão resolveu minha vida”, disse Eduarda.

 

Já Vitória Rayele da Silva Nunes, mãe do Elias Alexandre (2), já beneficiária do Auxílio Brasil, foi ao mutirão buscar informações sobre o Programa Prato Cheio, do GDF. “Essa parceria com a Emater-DF é muito boa, facilitou muito a minha vida, tirei minhas dúvidas sobre a inscrição do meu filho no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e fiz tudo o que eu precisava. Meu filho é especial e tenho muita dificuldade para sair e esperar atendimento. Então, aproveitei o dia e agora já estou cadastrada no Prato Cheio”, disse Vitória.

 

O Dia Especial da Cidadania contou com o trabalho de todos extensionistas do escritório local da Emater no Núcleo Rural Rio Preto, que organizaram todo o atendimento e ainda aproveitaram a oportunidade para fazerem a atualização cadastral no sistema da Emater-DF. Os usuários receberam cachorro quente, sucos e refrigerantes.  O gerente Eduardo Damásio ressaltou que a articulação entre a empresa e a Sedes viabiliza um atendimento no qual, para acontecer, o morador rural teria de se deslocar até a cidade e, na maioria das vezes, sem condições financeiras e de tempo. “Nós estamos aqui no campo próximos a eles e o nosso trabalho é levar qualidade de vida, facilidades e políticas públicas a toda a comunidade rural”.

 

Extensionistas da Emater atualizam cadastro durante o Dia Especial da Cidadania do Rio Preto . Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

 

CadÚnico

O Cadastro Único é a porta de entrada para acesso aos programas sociais do GDF e do Governo Federal (GF). No entanto, o cadastramento não significa inclusão automática nos programas sociais. Para isso, é necessário cumprir critérios e procedimentos definidos pelos órgãos gestores e pela legislação específica para cada um deles.

 

O Programa Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada, Morar Bem, Telefone Popular, Fomento às Atividades Produtivas Rurais são alguns dos ofertadas pelo GF. Já os programas Cartão Gás, Cartão Material Escolar, Cartão Prato Cheio e Cartão-Creche são disponibilizados pelo GDF.

 

A Emater-DF, por meio de convênio firmado com a Sedes, já realiza a inscrição de produtores e trabalhadores rurais no CadÚnico, assim como atualiza esses cadastros. Para isso, o usuário precisa se dirigir ao escritório local da empresa onde é atendido e se informar sobre a documentação necessária.

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br