Grupo de 23 produtores do Jardim e PAD-DF aprenderam a fabricação artesanal de queijos e derivados do leite
Aconteceu nessa terça-feira (4) o curso de fabricação de queijos oferecido pela Emater-DF. A formação durou o dia todo e reuniu produtores dos núcleos rurais Jardim II e PAD-DF, que puderam aprender sobre boas práticas de fabricação, pasteurização do leite, fabricação de queijo Minas Frescal e de queijo Minas Padrão.
Emater-DF oferece curso de fabricação de queijo no Jardim e PAD-DF
São Sebastião promove segunda edição do concurso de queijos artesanais; veja vencedores
Selo Arte garante qualidade de produtos da agroindústria e abre mercado entre estados
O curso aconteceu com o apoio do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer), ministrado pelo técnico em agroindústria da Emater-DF Flávio Bonesso. “É importante para os pequenos produtores agregarem esse valor ao leite, enquanto eles entregam o leite a R$ 1,25 ou até menos, com 40 litros de leite produzimos cerca de R$ 120 em produtos artesanalmente processados”, afirma Bonesso.
Técnico em Agroindústria, o extensionista rural Flávio Bonesso (esq.) ensina a tecnologia de fabricação de queijos
Durante o curso, os produtores também aprenderam a fazer ricota, iogurte e requeijão culinário, além de receberem dicas de outros produtos derivados do leite. Para o gerente do escritório da Emater-DF no Jardim, Rafael Ventorim, a qualificação faz parte da estratégia da equipe em fortalecer a produção leiteira na região.
“Há cerca de três anos estamos incentivando a cadeia do leite. Em 2018, os produtores adquiriram um tanque que era usado de forma coletiva e hoje cada um já tem o seu próprio tanque”, afirma Ventorim.
Participantes aprenderam a fazer queijo Minas Frescal, queijo Minas Padrão, ricota, iogurte e requeijão culinário.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br