Governo do Distrito Federal
27/01/23 às 11h22 - Atualizado em 27/01/23 às 13h32

Cooperativa do Rio Preto se une a produtores da região e viabiliza reforma do galpão da Associação

COMPARTILHAR

Galpão funciona como ponto de encontro e de atividades voltadas para o fomento da agricultura

 

Entre suas primeiras visitas a campo, o novo presidente da Emater-DF, Cleison Duval, esteve nesta semana no Núcleo Rural Rio Preto, onde passou pelo Escritório Local da empresa, pela Cooperativa Agrícola do Rio Preto (Coarp) e foi conferir de perto a reforma que está sendo realizada no galpão da Associação dos Produtores Rurais do Rio Preto (Aprorp), custeada pelos produtores cooperados da Coarp. O galpão existe desde 1986 e sempre foi usado na região para atividades como oficinas, palestras, exposições agrícolas, festas entre os produtores da região e como meio de integração e união dos moradores da comunidade.

 

“Essa reforma vai fomentar o retorno de muitas atividades que visam o desenvolvimento rural e é uma iniciativa muito positiva da Cooperativa, que envolve união e senso de cooperativismo. A Coarp é uma referência na produção de grãos no Distrito Federal e nos últimos anos tem melhorado muito e se tornado também uma referência em inovação e gestão, utilizando novas espécies como a Canola e Crambe. Esse galpão reformado com certeza vai proporcionar atividades visando propagar essa experiência e muitos outros conhecimentos para outros produtores da região e até de outros lugares, por meio de oficinas, palestras e cursos”, destacou Cleison Duval.

 

Galpão existe desde 1983 na região

De acordo com o presidente da Coarp, Valter Baron, a representatividade do galpão e da associação é muito grande na região e envolve todos os produtores e moradores da comunidade. Com a pandemia, as atividades deixaram de acontecer e os produtores se afastaram. Para Baron, a revitalização do espaço visa unir novamente o grupo e voltar a fomentar a agricultura na região. “Precisamos recriar o hábito da convivência, da troca de conhecimento, da ajuda mútua e de tudo que possa acontecer em uma comunidade local”, afirmou.

 

O gerente em exercício do Escritório Local da Emater-DF, Rodrigo Marques, explicou que a os produtores da região sempre foram unidos, o que fez com que a Cooperativa, pensando no social não só de seus cooperados mas de toda a região do Rio Preto, apoiasse a Associação de Produtores Rurais, que vinha passando por dificuldades na gestão. Foi então que, no último ano, a Coarp deu início à reforma de todas as instalações do galpão que são utilizadas pela comunidade. Além de servir como local de eventos e atividades socioculturais, também será implantado um restaurante rural, que ira atender não somente os cooperados e associados, mas todo o público que frequenta a região do Rio Preto.

 

”Quando a gente vê uma cooperativa crescendo com seu esforço e trabalho já é muito gratificante, e se, além de contribuir com o desenvolvimento rural, seus cooperados também se preocupam com o bem-estar da comunidade e seu desenvolvimento social, tudo se torna ainda melhor”, ressaltou Rodrigo Marques, que também apontou algumas das inovações da cooperativa com o uso de tecnologias para melhoria da qualidade dos solos e de energias renováveis nos processos de produção, todas em parceria com a Emater-DF e a Embrapa.

 

Na região, a Emater atende mais cerca de 1.100 pessoas, entre produtores patronais, familiares e moradores da região, que é formada pelos núcleos rurais do Rio Preto, São José, Curral Queimado, Riacho das Pedras e São Gonçalo. Entre as principais atividades desenvolvidas estão o cultivo de grãos, a olericultura, a fruticultura, a avicultura, a suinocultura e a bovinocultura – de corte e de leite.

 

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br