Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/16 às 15h06 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Circuito da Horticultura destaca cultivo sob túneis e mecanização

COMPARTILHAR

 

A produção de hortaliças é uma das mais importantes atividades econômicas do setor rural no DF, gerando mais de 30 mil empregos em toda a cadeia produtiva. A atividade é exercida por mais de 2,5 mil empreendedores classificados, em sua maioria, como agricultores familiares (83%), que utilizam basicamente a força de trabalho da família. São 9,4 mil hectares de espécies diversas de hortaliças e uma produção de mais de 450 mil toneladas que colorem a mesa a população.

 

Diante desse cenário, o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf), na Agrobrasília 2016, tem o circuito da horticultura como um dos mais visitados. Os agricultores que se dedicam a essa atividade precisam sempre buscar a redução de custos com insumos e mão de obra, o aumento de produtividade e ainda a melhoria da qualidade de seus produtos. Para ajuda-los, técnicos da Emater apresentam tecnologias comprovadamente viáveis para os empreendimentos localizados na região do DF e Ride.

 

Mais uma vez, o foco principal do espaço é o cultivo em ambientes protegidos, porém, foram introduzidas novidades como o cultivo sob túneis e mecanização agrícola. O cultivo em ambientes protegidos é uma ótima opção, já que possibilita a produção em períodos onde os preços praticados pelo mercado são melhores. Permite ainda o planejamento da produção para que se obtenha frequência e qualidade no mercado. Entre as tecnologias apresentadas estão o cultivo protegido em estufa, sob telado, sob túnel, com cobertura morta de plástico (mulching) e a irrigação por gotejamento. Além disso, os produtores vão conhecer novos cultivares de hortaliças, técnicas de manejo da irrigação e da fertirrigação e a pulverização eletrostática.

 

 Serviço

Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf)  – AgroBrasília 2016

Data: 10 a 14 de maio (terça-feira a sábado)

Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no km 5 da BR-251, no sentido Brasília—Unaí.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br