Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/06/18 às 14h09 - Atualizado em 7/07/18 às 17h01

Programa Produtor de Água Pipiripau

 

Financiado pelo governo federal, o programa Produtor de Água é de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA) e tem como foco o estímulo ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) voltados à proteção hídrica no Brasil.

 

No caso do Projeto Produtor de Água no Pipiripau, dezesseis parceiros se envolveram voluntariamente com a atuação na bacia do Rio Pipiripau, entre eles a Emater-DF. Nesta bacia concentram-se diversas atividades de interesse da sociedade, tais como produção de frutas, grãos, carnes, lazer, proteção ambiental e captação de água para abastecimento humano. Devido às características rurais da região, a população economicamente ativa está envolvida com a agricultura. As áreas de agricultura somam, no total, uma área de 13.337 ha (71% da bacia).

 

Ocupando uma área total de 23.527 hectares, a bacia do Ribeirão Pipiripau localiza-se no Nordeste do Distrito Federal na divisa com o município de Formosa/GO. A maior parte da área bacia localiza-se no Distrito Federal (90,3%), sendo que a região que abriga a nascente do curso principal localiza-se em Goiás.

 

Conheça os 16 parceiros do Projeto Produtor de Água no Pipiripau: Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), ANA, Banco do Brasil, Companhia de Águas e Abastecimento do DF (Caesb), Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), Embrapa Cerrados, Fundação Banco do Brasil (FBB), Instituto Brasília Ambiental (Ibram-DF), Rede de Sementes do Cerrado, Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-DF), Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Universidade de Brasília (UnB), The Nature Conservancy (TNC), e WWF Brasil.

 

Livro sobre o programa Produtor de Água no Pipiripau

 

A obra narra a história do trabalho de recuperação de mananciais em parceria com agricultores da região.

 

↘ A experiência do Projeto Produtor de Água na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Pipiripau

 

↘ Clique aqui e visite o site do Programa Produtor de Água do Pipiripau.

 

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br