Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/04/18 às 10h26 - Atualizado em 17/07/18 às 16h21

Agroecologia e Agricultura Orgânica

 

O Programa de Agroecologia tem como objetivo ampliar o enfoque agroecológico nas propostas de desenvolvimento rural do Distrito Federal, contemplando novas bases metodológicas, técnicas e científicas. Visa promover estratégias e ações objetivas para iniciação e progresso pelos caminhos da transição agroecológica e contribuir para o aumento da produção de alimentos saudáveis pela construção de sistemas de base ecológica. Ações de combate à pobreza, inclusão social e produtiva, promoção da segurança e soberania alimentar, da equidade, justiça e cidadania no campo também são alvos estratégicos desse programa. No programa estão incluídas ações de capacitação dos agricultores visando à transição agroecológica, a implantação e manejo deste sistema, o desenvolvimento da comercialização e acesso aos mercados diferenciados, especialmente o de produtos orgânicos, o apoio à organização social dos agricultores, ações de articulação e elaboração de políticas públicas de incentivo e fomento às atividades no campo da agroecologia.

 

Nos trabalhos de campo, resultados significativos têm sido observados como a menor dependência externa de insumos caros e não renováveis, as melhorias sociais e econômicas, a inserção das mulheres na produção ecológica e mercados diferenciados. Além da formação de grupos associativos e cooperativos, propiciando maior empoderamento por parte dos agricultores e agricultoras nos aspectos culturais, sociais, produtivos e de comercialização.

 

Em 2017, 1.714 agricultores e agricultoras receberam ações de ATER para o desenvolvimento da Agroecologia e Agricultura Orgânica. Essa ações culminaram no aumento da produção certificada, fazendo com que a Emater-DF negociasse a inserção da compra de alimentos orgânicos na modalidade Pnae, PAA e Papa-DF. No total foram 134 produtores familiares beneficiados com esses programas de governo.

 

Destacamos como a maior atividade em 2017 a realização do VI CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE AGROECOLOGIA E SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DO DF E ENTORNO  e a I Feira da SOCIOBIODIVERSIDADE. A coordenação de agroecologia da Emater-DF participou da comissão organizadora na condição de coordenadora geral dos eventos em conjunto com a Seagri, Embrapa e UnB. Ao final da atividade, 26 organizações, com a participação de 331 assentados e assentadas da Reforma Agrária do Distrito Federal e Entorno participaram da Feira Agroecológica durante o congresso, que contou com 80 estandes de comercialização, com hortaliças, frutas, panificados, biscoitos, licores, geleias, doces, cosméticos e artesanatos rural. Foram apresentados 1.900 trabalhos científicos e relatos de experiência técnica. O número de congressistas foi de 4.300 participantes provenientes de mais de 20 países da América Latina, Estados Unidos e Europa.

 

Em 2017 também foi realizado o I Encontro de Inovação Tecnológica da produção Orgânica do Distrito Federal, que recebeu agricultores, técnicos e fornecedores do Distrito Federal e Entorno com o objetivo de promover e apoiar a cadeia produtiva da produção orgânica local, o desenvolvimento tecnológico e a geração de emprego e renda. O evento contou com apoio das autoridades públicas do executivo e legislativo do DF e do Governo Federal e despertou grande interesse dos agricultores para o tema.

 

 

Para informações complementares entre em contato com a Emater-DF no telefone 3311-9469.

Roseli Garcia Medeiros da Cunha Oliveira – Engenheira Agrônoma, Emater-DF

Isabela Carlota Bello –  Zootecnista, Emater-DF

 

Confira aqui os endereços de Feiras de Produtos Orgânicos.

Confira aqui o Catálogo de insumos naturais e biológicos para uso na agropecuária

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br