Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/11/18 às 15h12 - Atualizado em 8/11/18 às 15h24

Produção de pescado tem potencial para crescimento no DF

 

O consumo de pescado no Distrito Federal é o terceiro maior do país. Ao todo, são 800 toneladas de tilápia produzidas por ano, o que representa 90% da criação de peixes na capital. Toda a produção é comercializada nos mercados, feiras e frigoríficos da cidade. De olho nesse potencial, a Emater-DF concentra esforços na capacitação dos produtores locais, com o objetivo de aquecer a economia e gerar mais renda na atividade agropecuária de Brasília.

 

Mais de cem produtores, técnicos e estudantes participaram, na manhã desta quinta-feira (8), do Dia de Campo sobre Boas Práticas em Piscicultura, realizado pela Emater-DF, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) e Sebrae na Granja do Ipê. O evento contou com quatro estações e abordou desde o controle das informações gerenciais até a qualidade da água utilizada para a criação dos peixes.

 

De acordo com o médico veterinário Adalmyr Borges, coordenador do programa de Piscicultura da Emater-DF, a capacitação dos empreendedores locais é importante para que eles possam enfrentar a concorrência com o produto que vem de outros estados. “É preciso que a atividade seja eficiente — tanto no uso da água, como no manejo da ração e na gestão do negócio, para que o produtor seja competitivo e possa ocupar o espaço do grande mercado em Brasília”, apontou.

 

O presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, ressaltou a importância do Dia de Campo. “A organização do evento foi muito feliz na escolha dos temas, na qualidade do conteúdo e na metodologia. Dessa forma, estamos contribuindo para que o produtor do Distrito Federal seja cada vez mais eficiente e competitivo, melhorando, assim, a qualidade do alimento que chega à mesa do consumidor brasiliense”, observou.

 

 

 

 

O Dia de Campo foi composto por quatro estações: registro das informações, com o veterinário Edilson Amaral, da Emater-DF, e o zootecnista Lincoln Oliveira, da Seagri; qualidade e manejo dos alevinos, com o veterinário Ângelo Augusto, da Seagri; alimentação e nutrição, com os zootecnistas Maximiliano Cardoso e Fábio Rodrigues, da Emater-DF; e qualidade da água, com a zootecnista Cláudia Coelho e a veterinária Florence Berthier, também da Emater-DF.

 

Ao final, os participantes puderam degustar uma saborosa receita de tilápia empanada ao molho de maracujá com arroz e pirão de peixe. O prato foi preparado pelo técnico em agroindústria Paulo Álvares, do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF.

 

 

 

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br