Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater - DF

Programa Brasília Leite Sustentável PDF Imprimir E-mail
Programas Prioritários
Qua, 25 de Janeiro de 2012 09:24

 Programa Brasília Leite Sustentável

1 - Introdução:

A produção atual de leite no DF está em torno de 34 milhões de litros por ano, atingindo apenas 10% da demanda anual da população do local. A região possui características naturais e climáticas que permitem desenvolver a atividade leiteira na região. Esta atividade é de grande importância para a agricultura, especialmente a de base familiar, pois garante uma renda mensal ao produtor. A cadeia produtiva do leite é responsável por inúmeros postos de trabalho no setor rural e urbano e é uma das mais importantes no setor agropecuário. Em função disto a EMATER-DF tem a atividade leiteira como uma das ações prioritárias da empresa.

 

2 - Justificativa:

A Cadeia do Leite no DF necessita que os atores do processo atuem com profissionalismo. A falta de eficiência na gestão das propriedades acarretam muitos problemas identificados no setor produtivo como: baixa produtividade, baixos índices zootécnicos, alimentação inadequada dos rebanhos, baixa qualidade do leite produzido e desconhecimento dos custos de produção do leite.

O Programa Brasília Leite Sustentável propõe uma assistência técnica regular e apoio gerencial à propriedade. O programa, por meio da informação e incentivos, busca aumentar e melhorar a renda do produtor rural e facilitar a comercialização da produção, através de linhas de leite mais estruturadas e fortalecidas. Essas ações visam melhorar a competitividade do setor com vistas a sustentabilidade em todas as dimensões: Sociocultural, Econômica, Tecnológica, Ecológica-Ambiental, Política e Legal.

 

3 - Objetivo:

Aumento do volume e qualidade do leite produzido, melhor distribuição renda, e a sustentabilidade da atividade láctea no DF.

 

4 - Estratégia de ação:

Os esforços serão concentrados em propriedades leiteiras do DF, que funcionarão como Unidades de Referência, que com metodologia participativa, terão como oferecer motivação, conhecimento, capacitação e treinamento para adesão consciente dos demais produtores de leite no programa “Brasília Leite Sustentável”.

 

5 - Bases estruturantes do Programa:

I.a)Adesão voluntária e profissionalismo dos produtores (projetos pactuados entre a Assistência Técnica e os produtores);

II.b)Controle Zootécnico e Financeiro das propriedades; III.c)Assistência Técnica Permanente;

IV.d)Máquinas e equipamentos à disposição (Patrulhas Mecanizadas);

V.e)Fortalecimento da organização dos produtores;

VI.f)Permanente treinamento e capacitação dos técnicos e produtores envolvidos;

VII.g)Ações em sanidade animal, alimentação, manejo, genética e qualidade do produto final.

 

6 - Critérios para seleção para ingresso no Programa:

I.1)Ter a propriedade localizada no Distrito Federal;

II.2)Ter área agricultável suficiente e disponível para implantação do programa;

III.3)Estar em dia com as exigências do órgão de Defesa Sanitária Animal;

IV.4)Assinar e cumprir o termo de compromisso acordado entre o Produtor e a Assistência Técnica;

V.5)Produzir leite com fins comerciais.

 

Como participar: O produtor deve procurar a Unidade Local da Emater-DF da sua região e preencher o pedido de adesão, um grupo técnico fará uma visita à propriedade para avaliar a possibilidade de ingressão ao programa.

 

 

 

Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados do DF (CSL/DF)

A CSL/DF é um órgão consultivo do Governo do Distrito Federal que tem como objetivo orientar e discutir políticas, estratégias e diretrizes relativas ao setor. Foi criada em 16 de agosto de 2007, e atua sob a supervisão da Secretaria de Estado de Agricultura Desenvolvimento Rural do Distrito Federal. A CSL/DF realiza quatro reuniões anuais ordinárias durante o ano e dela participam representantes de órgãos de governo, indústrias, produtores rurais, comércio, entre outros, relacionados Artigo 2º do decreto que a criou.

Para conhecer o decreto de criação da CSL/DF

Para contato com a CSL/DF, envie mensagem para : Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Atual diretoria da CSL/DF

Lúcio Silva – Presidente

Flávia de Carvalho Lage - Secretária Executiva

  Leia aqui todas as noticias

Emater-DF no Twiter

 
Governo do Distrito Federal

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF
Telefone: 3311-9330, E-mail: emater@emater.df.gov.br.

Menu dos Empregados
SIGRHNet
Webmail
RSS da Emater DF

Copyright © GDF
Todos os direitos reservados