Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater - DF

Programa de Hortaliças PDF Imprimir E-mail
Programas Prioritários
Qua, 25 de Janeiro de 2012 09:12

 

A olericultura é uma das mais importantes atividades econômicas do setor rural no Distrito Federal. É a que mais gera empregos no setor agropecuário. São 2.550 empreendedores que geram mais de 30 mil empregos diretos e que, em sua maioria, são classificados como agricultores familiares (82%), ou seja, utilizam basicamente a força de trabalho da família. 

Em 2013, foram cultivados 8.505 hectares com produção de 248.599,80 toneladas. Utilizam-se aqui sistemas de produção do mais alto padrão tecnológico do País. Para o desenvolvimento da Olericultura do Distrito Federal, a EMATER-DF atua fortemente no setor com ações concentradas nas inovações tecnológicas, na comercialização, na melhoria da qualidade e segurança dos alimentos, na agregação de valor e no estímulo à competitividade do setor.

O agronegócio de hortaliças mostra-se como uma excelente oportunidade para acelerar o crescimento econômico do Distrito Federal e Entorno, de forma sustentável e harmônica com o meio ambiente, ao mesmo tempo em que gera empregos e renda para seus habitantes, tanto no meio rural quanto nas cidades.

Em 2009 foi elaborado o "Plano Executivo de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia Produtiva de Hortaliças no Distrito Federal". Este documento propõe uma estratégia operacional para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva e vem, desde então, norteando as ações de governo.

Em 2014 foi instalada a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças que pretende fazer a articulação de todo esse segmento com o objetivo de discutir políticas, estratégias e diretrizes voltadas para a produção, beneficiamento, industrialização e comercialização de hortaliças bem como promover o intercâmbio entre agricultores, trabalhadores, fornecedores, consumidores e empresários com o Governo do Distrito Federal.

 

Antonio Dantas Costa Junior

Engenheiro Agrônomo

Coordenador do Programa de Olericultura

Tel.: (061) 3385-9043

 

  Leia aqui todas as noticias

Emater-DF no Twiter

 
Governo do Distrito Federal

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF
Telefone: 3311-9330, E-mail: emater@emater.df.gov.br.

Menu dos Empregados
SIGRHNet
Webmail
RSS da Emater DF

Copyright © GDF
Todos os direitos reservados