Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater - DF

Programa de Piscicultura PDF Imprimir E-mail
Sex, 15 de Fevereiro de 2013 07:35

Quando comparado com as demais unidades da federação, o Distrito Federal apresenta condições favoráveis para a piscicultura em diversos aspectos. O consumo local, por exemplo,  é de aproximadamente 14 Kg/ano de pescado por pessoa, enquanto a média nacional é algo próximo a 9 kg/ano por habitante. Apesar de um consumo acima da média nacional, pode-se afirmar que ainda se come pouco peixe no DF. Segundo relatório da FAO (Food and Agriculture Organization, agência da Organização das Nações Unidas – ONU para a agricultura e alimentação), em países desenvolvidos a média ultrapassa os 40kg/ano/per capita.

Acontece que o DF não produz a maior parte do pescado que consome: Segundo a Inforpesca (2011) o DF consome 36 mil toneladas/ano de pescado, mas produz somente 2,37 mil toneladas (IPA-Piscicultura 2011, SisAter/EMATER-DF).

Do ponto de vista mercadológico, estudos de viabilidade econômica atuais indicam que o resultado financeiro da produção da piscicultura tem sido bastante atrativo, (eg. OMAR et al, 2008).

Atenta a esse potencial, a EMATER-DF atua para que a atividade seja desenvolvida com responsabilidade técnica e ambiental, considerando o potencial da região e as vocações locais.

Neste tocante, no ano de 2011 foi fundada no Distrito Federal uma associação de aquicultores – HAJAPEIXE, com apoio da EMATER-DF. Esta associação hoje é responsável pela venda de pescado no Mercado do Peixe de Brasília e conta com cerca de 98 associados, dos quais 63 são produtores familiares com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), viabilizando assim a venda do produto destas famílias para os programas de compras institucionais, além do mercado de varejo.

Para 2013, a EMATER-DF traz ações de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aquícola (ATEPA) para o território do Distrito Federal e assentamentos da Região Integrada do Distrito Federal e Entorno (RIDE), atuando por meio de convênio com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

O Projeto de Fortalecimento e Organização dos Aquicultores Familiares e Pescadores Artesanais têm por objetivo promover e apoiar atividades de aquicultura e atividades de pesca artesanal visando o desenvolvimento local sustentável e solidário, a inclusão sócioprodutiva do pequeno aquicultor/aquicultor familiar, a segurança alimentar e, com isto, melhorar a qualidade de vida das comunidades pesqueiras tradicionais e dos aquicultores familiares, adotando princípios de inclusão e participação dos atores envolvidos.

Para obter informações sobre o Programa e suas principais ações, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou entre em contato pelo 3340-3078.

 

Leia notícias relacionadas:

 

Governador Agnelo e ministro Crivella assinam convênio para fortalecer a piscicultura do DF

Emater vai ajudar a incrementar a piscicultura no DF e Entorno

Centro de Referência vai incentivar a produção e o consumo de peixes

 

Convênios:

Acompanhe aqui o andamento do convênio com o Incra.

Veja o andamento do convênio com o Ministério da Pesca e Aquicultura.


 

 

 

 

 

  Leia aqui todas as noticias

Emater-DF no Twiter

 
Governo do Distrito Federal

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF
Telefone: 3311-9330, E-mail: emater@emater.df.gov.br.

Menu dos Empregados
SIGRHNet
Webmail
RSS da Emater DF

Copyright © GDF
Todos os direitos reservados