Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater - DF

Programa de Agroecologia PDF Imprimir E-mail
Programas Prioritários
Qua, 25 de Janeiro de 2012 08:42

O Programa de Agroecologia tem como objetivo ampliar o enfoque agroecológico nas propostas de desenvolvimento rural do Distrito Federal, contemplando novas bases metodológicas, técnicas e científicas. Visa promover estratégias e ações objetivas para iniciação e progresso pelos caminhos da transição agroecológica e contribuir para o aumento da produção de alimentos saudáveis pela construção de sistemas de base ecológica. Ações de combate à pobreza, inclusão social e produtiva, promoção da segurança e soberania alimentar, da equidade, justiça e cidadania no campo também são alvos estratégicos desse programa. No programa estão incluídas ações de capacitação dos agricultores visando à transição agroecológica, a implantação e manejo deste sistema, o desenvolvimento da comercialização e acesso aos mercados diferenciados, especialmente o de produtos orgânicos, o apoio à organização social dos agricultores, ações de articulação e elaboração de políticas públicas de incentivo e fomento às atividades no campo da agroecologia.

Nos trabalhos de campo, resultados significativos têm sido observados como a menor dependência externa de insumos caros e não renováveis, as melhorias sociais e econômicas, a inserção das mulheres na produção ecológica e mercados diferenciados. Além da formação de grupos associativos e cooperativos, propiciando maior empoderamento por parte dos agricultores e agricultoras nos aspectos culturais, sociais, produtivos e de comercialização.

Em 2012, 1.374 agricultores e agricultoras receberam ações de ATER nos projetos Transição Agroecológica e Desenvolvimento de Sistemas Agroecológicos, com um total de 3.608 ações destinadas a esse púbico. Nos sistemas agroecológicos, a produção de alimentos atingiu 6.900 toneladas visando principalmente o abastecimento do DF, e cerca de 50% desses alimentos estavam certificados como orgânicos. Diferentes processos de capacitação em Agroecologia ocorreram em 2012, alcançando 843 agricultores(as).

Uma das atividades estratégicas em 2012 foi o III Seminário de Agroecologia do Distrito Federal, que ocorreu nas dependências da Universidade de Brasília, campus Planaltina, instituição co-realizadora do evento. O Seminário contou com a participação de 266 agricultores, em sua maioria de assentamentos rurais, 133 profissionais entre extensionistas, pesquisadores, professores e técnicos, 311 estudantes de ciências integradas à Agroecologia.

Além do sucesso quantitativo, notou-se elevada qualidade da participação e debates, das conferências, oficinas técnicas e dos 98 resumos de trabalhos científicos e relatos de experiências do DF, GO, MG, PR. Houve troca de sementes entre agricultores, feira da Sociobiodiversidade e de livros, momentos culturais além da articulação entre os presentes. Durante o Seminário, decidiu-se pela formação do Grupo de Articulação de Agroecologia do DF e entorno, que contará com a participação de profissionais, estudantes e agricultores.

Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Agroecologia da EMATER-DF pelo telefone (61) 3340-3098

Roberto Guimarães Carneiro – Engenheiro Agrônomo, M.Sc. Agroecossistemas, EMATER-DF

Luiz Carlos Britto Ferreira – Médico Veterinário, M.Sc. Agroecossistemas, EMATER-DF

 

 Confira aqui os endereços de Feiras de Produtos Orgânicos

 

  Leia aqui todas as noticias

Emater-DF no Twiter

 
Governo do Distrito Federal

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF
Telefone: 3311-9330, E-mail: emater@emater.df.gov.br.

Menu dos Empregados
SIGRHNet
Webmail
RSS da Emater DF

Copyright © GDF
Todos os direitos reservados