Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater - DF

Comunidade da Taquara faz lixo virar dinheiro PDF Imprimir E-mail
Notícias
Sex, 30 de Novembro de 2012 00:00

 

 

Lixo que vira dinheiro: moradores do núcleo rural Taquara, em Planaltina-DF, transformaram metros de plásticos pretos de estufas que teriam o lixo como destino final em R$ 2,500 mil. Com o recurso eles organizaram para os estudantes do Centro de Ensino Taquara a VII Campanha de Combate ao Lixo e Saúde Ambiental.

Há mais de sete anos a agrovila da Taquara era vista como um local sujo, em todos os extremos a concentração do lixo era evidente. Mas desde que a campanha começou, com apoio da Emater-DF, Secretaria de Agricultura, Prefeitura Comunitária e outros parceiros, os moradores têm se conscientizado e procurado dar a destinação correta para o material.

A prefeita comunitária, Jane Batista, destaca que agora todos os moradores esperam ansiosamente a campanha porque é sempre um marco para o local. "Todos os anos trazemos vários temas este foi a Coleta Seletiva porque temos capacidade, tanto quanto na área urbana, de separar o material, e aproveitamos. Este ano mostramos para a comunidade que o lixo gera dinheiro. Com isso eles se sentem motivados a participar das campanhas", explica Jane.

A ação é organizada pela Prefeitura Comunitária da Taquara junto a unidade local da Emater-DF e a parceria levou para a comunidade temas como reciclagem de pneus, papel reciclado, vassoura pet, compostagem, além de mutirão de limpeza, exposição de trabalhos com material reciclado e a apresentação do diagnóstico de Boas Práticas Agrícolas da região.

Atividades — A programação da camanha neste ano contou com palestras, apresentação de teatro, visitas educativas nas casas e o mutirão de limpeza — realizado pelo SLU —, dentre outras atividades. Um dos destaques foi a mostra de trabalhos escolares com material reciclado. Oficinas de reciclagem de pneus e papel reciclado também chamaram a atenção dos estudantes e da comunidade.

O núcleo rural Taquara fica a 15km de Planaltina. A agrovila possui cerca de 5 mil habitantes e a região se destaca pela produção de hortaliças, onde a produtividade de pimentão é uma das mais altas do país.

Rinaldo Costa/Ascom Emater-DF

  Leia aqui todas as noticias

Emater-DF no Twiter

Outras Notícias

Centrer abre inscrições para cursos de culinária

  Oficinas acontecem no Centro de Capacitação e Comercialização (CCC) da Ceasa-DF, no Setor  [ ... ]

Produtores fazem mutirão de paisagismo para o Circuito da Rajadinha

Este ano o evento está programado para o período de 27 de junho a 15 de novembro

Técnicos da Emater são capacitados em métodos de extensão rural

Oficinas de formação serão realizadas até 29 de maio no centro de treinamento, em Planaltina

 
Governo do Distrito Federal

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF
Telefone: 3311-9330, E-mail: emater@emater.df.gov.br.

Menu dos Empregados
SIGRHNet
Webmail
RSS da Emater DF

Copyright © GDF
Todos os direitos reservados