PAAnet PDF Imprimir E-mail
Agricultura Familiar
Ter, 24 de Janeiro de 2012 15:02

O que é o PAAnet?

É um aplicativo desenvolvido e disponibilizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com o objetivo de facilitar e descentralizar o preenchimento das propostas de participação dos mecanismos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA):

• Compra da Agricultura Familiar com Doação Simultânea - CPR-Doação;
  • Formação de Estoque pela Agricultura Familiar - CPR-Estoque.

Dessa forma, cooperativas e associações de agricultores familiares terão a possibilidade de realizar o registro das propostas de maneira mais simples e eficiente.

O aplicativo também permite que tais propostas sejam transmitidas à Conab, via conexão segura de Internet, ou gravadas em disquete e levada à Superintendência Regional da Conab (SUREG), mais próxima. O encaminhamento da proposta não significa aprovação da mesma e, que a cooperativa ou associação deverá, ainda, encaminhar a SUREG mais próxima, a documentação necessária para que a proposta passe para o processo interno à Companhia, de homologação.

A proposta do PAAnet é bastante similar ao do aplicativo da Receita Federal, para o preenchimento e transmissão do Imposto de Renda. Nesse sentido, a cooperativa ou associação, poderá obter qualquer um dos dois aplicativos (PAAnet CPR-Estoque e PAAnet CPR-Doação) por meio de CD distribuído em pontos a serem definidos pela Conab e, também fazendo o download pelo site Conab.

O que é possível com o PAAnet?

• 1. Registrar proposta de participação: CPR-Estoque e CPR-Doação;
  • 2. Validar, automaticamente, os dados informados pelas cooperativas ou associações, durante a transmissão dos dados, antes que os mesmos cheguem ao banco de dados da Conab;
    • Saldo da cooperativa (Apenas CPR-Estoque)
    • Saldo dos fornecedores
    • Registro de informações obrigatórias
  • 3. Transmitir as propostas de participação via conexão segura de Internet;
  • 4. Reaproveitar os dados de propostas (proponente, fornecedores, consumidores, produtos) feitas anteriormente e já transmitidas;
  • 5. Salvar cópia da proposta no computador da cooperativa ou associação;
  • 6. Tramitar a proposta de participação por meio eletrônico.

Observação: Ao salvar um arquivo, os aplicativos (PAAnet CPR-Estoque e PAAnet CPR-Doação) geram arquivos .pan, os quais são reconhecidos apenas pelo PAAnet, ou seja, não é possível abrir este arquivo em outro tipo de software.

Processo de Instalação

Para que o PAAnet seja instalado os seguintes passos devem ser realizados:

1. Fazer o download e ler com atenção o Manual de Instalação
2. Instalar a versão 6.0 da JRE
3. Fazer o download e instalar:

Processo de Transmissão

Após o preenchimento completo da proposta de participação (CPR-Doação ou CPR-Estoque) e conferência dos dados, por parte da cooperativa/associação, o arquivo deve ser salvo no computador local. Neste momento, a proposta está pronta para ser transmitida. Ao acionar a funcionalidade de transmissão, o sistema irá validar os dados informados na proposta (limite do proponente, limite do fornecedor, regularidade de CPF e CNPJ).

1. Se todos os dados estiverem corretos o sistema irá apresentar a cooperativa/associação o número da proposta encaminhada. De posse deste número a cooperativa/associação deve se dirigir a Superintendência Regional da Conab mais próxima para apresentar a documentação necessária ao andamento no processo de análise e homologação.
  2. Se algum dos dados informados na proposta estiver incorreto, o sistema apresentará um aviso ao usuário e não permitirá que a proposta seja transmitida até que seja corrigida.
    Observação: Todas as propostas transmitidas vão direto para o banco de dados da Conab. Neste sentido, as cooperativas/associações devem estar atentas aos dados encaminhados.

instalacao-paanet

Recomendações
Para Instalação:
Para a instalação do PAAnet é recomendado seguir o Manual de Instalação e o passo-a-passo do Processo de Instalação.

Para o uso:
Para facilitar a utilização do PAANet, as seguintes recomendações devem ser seguidas:

1. Salvar os arquivos com nomes significativos e que sejam passíveis de fácil identificação posterior;
2. Criar um diretório no computador local, onde sejam salvas todas as propostas, conforme exemplo:

00002223

3. Seguir as instruções disponíveis no "Ajuda do PAAnet" disponível no aplicativo.