Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater - DF

Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Ater celebra 28 anos PDF Imprimir E-mail
Notícias
Seg, 11 de Junho de 2018 16:16

11 06_18_sessao_28asbraer3

Sessão solene na Câmara dos Deputados reuniu representantes das entidades de assistência técnica e extensão rural e de instituições parceiras

 

Na manhã desta segunda-feira (11), a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) foi homenageada em sessão solene na Câmara dos Deputados pelos seus 28 anos de criação. O evento reuniu representantes das empresas de extensão estaduais e de instituições parceiras.

Na solenidade, presidida pelo deputado José Silva (Solidariedade-MG), foi apresentado documento elaborado pela Asbraer para ser entregue aos candidatos à presidência, à câmara e senado, com o pleito da instituição. “Não há desenvolvimento sem extensão rural. Mais 70% do que é produzido e consumido é proveniente da agricultura familiar. A Asbraer representa 27 entidades estaduais e mais de 5.200 escritórios, em que o extensionista vive no seu dia a dia a questão do agro em todas as suas dimensões. Queremos, por meio de um documento elaborado por nós, apresentar aos candidatos, a importância das instituições de Ater para o desenvolvimento do País”, disse o presidente da Asbraer, Luiz Ademir Hessmann.

O presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, acredita que “a Asbraer atua como importante articuladora para o fortalecimento dos serviços de assistência técnica e extensão rural do País, com a busca por mais recursos, políticas públicas e incentivo à cooperação e troca de conhecimento entre as próprias instituições de Ater. Podemos destacar ainda a grande influência da Asbraer para a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)”.

O presidente da Agência, Valmisoney Moreira Jardim, disse que “a Asbraer e Anater agora precisam trabalhar muito em parceria para a captação dos recursos necessários para faze a diferença na extensão rural”. Ele anunciou ainda a assinatura de um termo de cooperação com a Associação para a capacitação de 30% dos técnicos de extensão do País e destacou que “toda política pública, quando chega junto com o serviço de Ater, fica mais eficiente e atinge seus objetivos”.

O secretário de Agricultura do DF e ex-presidente da Abraer, Argileu Martins, defende o trabalho conjunto entre instituições para o desenvolvimento rural brasileiro. “Desejamos que órgãos federais se juntem aos estados e façam parcerias inteligentes, convergentes. Precisamos construir políticas públicas de forma conjunta, acelerando o processo de desenvolvimento rural”.

Participaram também da solenidade representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Federação dos Trabalhadores da Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser), do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), entre outros.

 11 06_18_sessao_28asbraer2

11 06_18_sessao_28asbraer3

Carolina Mazzaro

Ascom/Emater-DF

  Leia aqui todas as noticias

Emater-DF no Twiter

 
Governo do Distrito Federal

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF
Telefone: 3311-9330, E-mail: emater@emater.df.gov.br.

Menu dos Empregados
SIGRHNet
Webmail
RSS da Emater DF

Copyright © GDF
Todos os direitos reservados