Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater - DF

Prosa técnica discute cultivo protegido e semi-hidroponia PDF Imprimir E-mail
Notícias
Seg, 16 de Abril de 2018 17:10

 

hidroponia1
Emater-DF segue com a proposta de formação técnica dos extensionistas rurais.

Em continuidade ao projeto Prosa Técnica, a Emater-DF realizou, na última sexta-feira (13), a prosa sobre cultivo protegido e semi-hidroponia. A formação aconteceu em Brazlândia, onde os extensionistas rurais da área agrícola puderam conhecer um pouco mais sobre as estruturas para produção em cultivo protegido e as aplicações da semi-hidroponia na produção como a qualidade da água; contentores usados; tipos de substratos; formulação e preparo de substância nutritiva; preparo de substrato e manejo de irrigação. 

O cultivo semi-hidropônico pode ser um grande aliado do produtor para voltar a ter uma boa produtividade novamente. É a opinião do extensionista rural Cleison Medas, um dos participantes dessa edição do Prosa Técnica. Para ele, trata-se de uma alternativa viável devido à possibilidade de controle das condições de cultivo. “Esse sistema de cultivo evita o excesso de doenças de solo, pois é possível substituir o vaso ou mesmo o talhão, além de evitar a salinidade do solo também, porque você controla exatamente o que vai pra adubação, jogando somente o que a planta precisa para aquela fase”, explica.

Cleison afirmou ainda que o evento foi muito útil. “Foi muito prático e isso é o que estamos precisando: vivência para ter mais segurança ao tratar com o produtor”, disse o agrônomo. Segundo o extensionista rural, Hélio Roberto, o evento foi muito proveitoso. “Mostramos a preparação de um substrato alternativo de baixo custo, que chega a ser oito vezes mais barato que o substrato comercial”, disse Hélio, que foi um dos organizadores dessa edição, ao lado de Antônio Dantas e Loiselene Trindade.

A próxima edição será dia 30 de maio, no Centro de Capacitação e Comercialização (CCC), a partir das 8h. O tema é avicultura.

hidroponia5

hidroponia8

  Leia aqui todas as noticias

Emater-DF no Twiter

 
Governo do Distrito Federal

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF
Telefone: 3311-9330, E-mail: emater@emater.df.gov.br.

Menu dos Empregados
SIGRHNet
Webmail
RSS da Emater DF

Copyright © GDF
Todos os direitos reservados