Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater - DF

Exemplo em casa PDF Imprimir E-mail
Notícias
Qui, 11 de Janeiro de 2018 09:53

Horta emater_1101

Horta da Emater-DF utiliza água da chuva para irrigação

 

Tomates, pimentões e lisianthus (uma flor ornamental): esses são os produtos cultivados em uma horta instalada no edifício-sede da Emater-DF, na Asa Norte. O espaço, construído por alunos do projeto Fábrica Social, deverá se transformar em uma unidade demonstrativa de lavoura em estufa e sistema semi-hidropônico. A principal novidade, porém, é a irrigação, feita totalmente com água captada da chuva — o que tem proporcionado economia à empresa.

Segundo o técnico agrícola Zilçon Vinhal, responsável pelo projeto, a horta, que ocupa um espaço de 18m x 7m, servirá para demonstrar a viabilidade técnica e econômica do sistema hidropônico e do cultivo protegido. “Poderemos realizar cursos e capacitações para técnicos e também para produtores rurais”, planeja.

Toda a instalação dos arcos da estufa, a construção, a preparação dos vasos e a montagem do sistema de irrigação foram realizados pelos alunos da Fábrica Social — projeto da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh), que qualifica jovens em situação de vulnerabilidade social com cursos técnicos. O trabalho contou ainda com o apoio dos extensionistas Geraldo Magela Gontijo, Fabiano Carvalho e Hélio Lopes — que foi o instrutor do curso da Fábrica Social.

Para captar água da chuva, Zilçon instalou uma caixa d’água com capacidade para armazenar 15 mil litros. “Na primeira chuva forte que tivemos, a caixa já encheu”, comemora. Um sistema simples de encanamento no telhado garante o enchimento do recipiente, que tem sido usado para lavar também os automóveis da empresa, além das dependências da garagem.

 

horta11101

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

  Leia aqui todas as noticias

Emater-DF no Twiter

 
Governo do Distrito Federal

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF
Telefone: 3311-9330, E-mail: emater@emater.df.gov.br.

Menu dos Empregados
SIGRHNet
Webmail
RSS da Emater DF

Copyright © GDF
Todos os direitos reservados