DF e Entorno discutem o desenvolvimento da agroecologia PDF Imprimir E-mail
Qua, 13 de Setembro de 2017 16:38

IMG RodaDeConversa_BrasiliaAgroecologica_1

A Roda de Conversa "Brasília Agroecológica”, foi conduzida pelo coordenador do Programa de Agroecologia da Emater-DF, Roberto Carneiro

Durante a manhã do segundo dia de atividades do Congresso de Agroecologia 2017, representantes de entidades públicas e privadas, dos movimentos sociais, estudantes, agricultores familiares e assentados da reforma agrária discutiram as articulações e estratégias para o desenvolvimento da agroecologia no DF e entorno.

Brasília Agroecológica foi o tema da roda de conversa que teve como objetivo proporcionar um momento de discussão colaborativa para a construção da agroecologia regional. O encontro foi conduzido pelo vice-coordenador do congresso e coordenador do Programa de Agroecologia da Emater-DF, Roberto Carneiro.

Na oportunidade, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), José Guilherme Leal, falou sobre os avanços do setor na região como a sanção no início do ano da Lei 5.801, que institui a Política Distrital de Agroecologia e Produção Orgânica. “Este é um ponto importantíssimo para consolidar e avançar a estrutura da agroecologia e da produção orgânica no DF e entorno. O próximo passo, que deverá sair em breve, é a publicação do Decreto que tem como proposta a criação da Câmara Setorial para trabalhar a estruturação do Plano de Fomento a Agroecologia e a Produção Orgânica”, disse.

A metodologia adotada permitiu que diversos participantes pudessem expor suas ideias e expectativas quanto ao tema. A professora da UNB, Ana Maria, disse que espera que seja feito um trabalho de formação de crianças, jovens e universitários com relação ao consumo consciente e a produção sustentável de alimentos. Já o produtor rural do Assentamento Chapadinha, Luiz Freire, solicitou que fossem criadas políticas públicas direcionadas para jovens e mulheres.

A presidente do 10º Congresso Brasileiro de Agroecologia e pesquisadora da Embrapa, Mariane Vidal, também participou da atividade e destacou a importância dos diálogos nessa caminhada. “É importante pontuar que estamos vindo em uma crescente de encontros e aproximação com movimentos sociais, agricultores e instituições. Este encontro hoje deixa claro a necessidade de trabalhar cada vez mais diálogos com as representações”, ressaltou.

Para Carneiro, a conversa foi muito proveitosa e permitiu subsídios para a organização de diversos projetos de agroecologia. “Daqui saíram sugestões e depoimentos que nos dão uma colaboração fantástica para o desenvolvimento de projetos e planos de ações regionais. A maior parte do tempo da nossa roda de conversa foi com participação das pessoas e é por isso que eu saio satisfeito com o resultado”, declarou.

IMG RodaDeConversa_BrasiliaAgroecologica_2

CONGRESSO DE AGROECOLOGIA

O Congresso de Agroecologia 2017 é a realização simultânea do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno.Os eventos são promovidos pela Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia (SOCLA) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) e organizados em Brasília por uma comissão formada por representantes da Embrapa, Universidade de Brasília,  Emater- DF, Secretarias de Estado do GDF (Seagri e Sedestmidh), IBRAM e ISPN. Conta com o apoio de vários ministérios, organizações e movimentos sociais. O evento é patrocinado por BNDES, Itaipu Binacional e Fundação Banco do Brasil. Acompanhe as novidades www.agroecologia2017.com e nos perfis do facebook e instagram.

Patrícia Távora
Assessoria de Comunicação – Emater-DF