Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater - DF

Saúde e bem-estar na área rural PDF Imprimir E-mail
Notícias
Seg, 17 de Julho de 2017 13:05

 

1707 fossa_bandeirante

Emater-DF oferece oficina de construção de fossas limpas a comunidade agrícola do Núcleo Bandeirante

A Colônia Agrícola Núcleo Bandeirante possui 26 chácaras que produzem, principalmente, verduras, legumes e flores, comercializadas em mercados e feiras da região. Desde o último sábado (15), os produtores e trabalhadores da comunidade se organizaram num mutirão para construir 42 fossas de evapotranspiração, que vão substituir as fossas negras. Na ocasião, uma oficina promovida pela Emater-DF reuniu cerca de 20 chacareiros.

Segundo a técnica em agroindústria Janaína Dias, do escritório da Emater-DF em Vargem Bonita — que atende à região administrativa do Núcleo Bandeirante —, o custo do equipamento é muito mais baixo, já que usa materiais como entulhos e pneus velhos, que seriam jogados fora. “Essas fossas diminuem a contaminação do solo e da água dos lençóis freáticos. Com isso, estamos promovendo mais saúde à população rural e um ambiente mais limpo e preservado”, observa a extensionista.

Já o médico veterinário Iran Dourado explica que a fossa de evapotranspiração tem várias vantagens. “A água negra proveniente do vaso sanitário penetra no equipamento, que filtra a matéria orgânica e devolve a água limpa para o meio ambiente por meio da evaporação. É um sistema simples e barato, que pode ser implantado não só em propriedades rurais mas também em condomínios residenciais na área urbana”, aponta o técnico da Emater-DF.

O mutirão levou uma manhã para finalizar a construção da fossa. Para o produtor Sérgio Saito, proprietário da chácara onde foi realizada a atividade, a iniciativa é importante para garantir a saúde da família. “Todos nós ganhamos com isso. E o mutirão torna a atividade mais rápida”, comemora.

Em uma segunda etapa, a Emater-DF vai oferecer à comunidade uma oficina sobre reflorestamento. Com as ações, as propriedades do local estarão aptas a participar do processo de regularização fundiária, promovido pelo Governo de Brasília.

 

1707 fossa_bandeirante_etapa_0
O médico veterinário Iran Dourado orienta a construção do equipamento

 

 

1707 fossas_bandeirante_etapa_3
Com a ajuda de todos, a fossa levou uma manhã para ser finalizada

 


Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação - Emater-DF

  Leia aqui todas as noticias

Emater-DF no Twiter

 
Governo do Distrito Federal

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF
Telefone: 3311-9330, E-mail: emater@emater.df.gov.br.

Menu dos Empregados
SIGRHNet
Webmail
RSS da Emater DF

Copyright © GDF
Todos os direitos reservados