Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater - DF

Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina – COOTAQUARA PDF Imprimir E-mail
Cooperativismo
Seg, 30 de Janeiro de 2012 18:17

COOTAQUARA

Em 1997 os produtores de verduras e legumes, os olericultores, da região de Taquara enfrentaram uma crise sem precedentes. Essa crise foi a gota d’água para que levasse um grupo de produtores, apenas sete, a criar a Associação dos Horticultores da Taquara e Pipiripau – ASHORT -, cujos objetivos iniciais eram comercializar diretamente a produção (sem intermediários), com vistas a garantir pelo menos o recebimento dos produtos comercializados. Essa decisão de trabalhar em grupo foi tomada porque ficaram evidentes as dificuldades que os pequenos produtores enfrentavam para comercializar seus produtos junto aos canais tradicionais, como a CEASA e atacadistas em geral, fosse pela pequena oferta de produtos, fosse pela sazonalidade da produção, falta de meios de transporte e altos custos de produção, entre outros.

Anos depois, solidificada a união dos produtores e com apoio decisivo do Governo por meio do PRONAF, Secretaria de Agricultura, EMBRAPA e EMATER-DF, decidiu-se que era hora de criar uma cooperativa e em 2001 foi criada a Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina – COOTAQUARA- que hoje conta com 140 cooperados, 300 produtores agregados, tais como parceiros e meeiros. O Núcleo Rural de Taquara e reconhecido como um dos mais importantes do Brasil em termos de produção de pimentão porque se caracteriza pelo emprego de tecnologia de ponta. Os cooperados da COOTAQUARA comercializam cerca de 40 toneladas mensais de 60 produtos olerícolas, que geram receitas de mais quase 70 milhões de reais por ano. A cooperativa emprega 40 funcionários, tem 06 caminhões a seu serviço e mantém um departamento agropecuário. Beneficia diretamente mais de 1500 pessoas e indiretamente toda a região.

A produção é vendida a grandes redes de mercados do Distrito Federal e exportada para Goiânia, Manaus, Belém e Palmas, dentre outras cidades.

A COOTAQUARA é hoje um exemplo a ser seguido. O telefone para contatos é (61) 3483-6019.

cootaquara1

cootaquara2

cootaquara3

cootaquara4

cootaquara5

  Leia aqui todas as noticias

Emater-DF no Twiter

 
Governo do Distrito Federal

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF
Telefone: 3311-9330, E-mail: emater@emater.df.gov.br.

Menu dos Empregados
SIGRHNet
Webmail
RSS da Emater DF

Copyright © GDF
Todos os direitos reservados