Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater - DF

Emater-DF lança a publicação “Diálogos e Experiências” PDF Imprimir E-mail
Notícias
Qui, 18 de Dezembro de 2014 14:23

capa caderno_experiencias

O material objetiva registrar de forma sistemática casos exitosos do trabalho de assistência técnica e extensão rural


Para fechar o ano de muitas conquistas para a Emater-DF, a empresa lança o primeiro número da publicação “Diálogos e Experiências”. Com um caráter técnico, o material objetiva registrar de forma sistemática casos exitosos do trabalho de assistência técnica e extensão rural para divulgação e consulta.

Nessa primeira edição, o caso de sucesso da família do produtor do Núcleo Rural Tabatinga Flávio Franklin Guimarães é retratado pelos extensionistas Adriana Ribeiro, Flávia Lage e Ricardo Luz.

Em algumas páginas, são relatadas as mudanças ocorridas na propriedade rural com a implantação do Projeto Brasília Leite Sustentável (BLS), desde as dificuldades enfrentadas até o aumento da produção diária de leite, no período de um ano.

Experiência
Diálogos e Experiências nº 01 conta a história do agricultor familiar Flávio e sua esposa Elizabete Pereira de Souza, que decidiram fazer parte do BLS em 2012, devido ao interesse em atuar com produção leiteira. Antes de ter o acompanhamento dos extensionistas da Emater-DF, Flávio criava cavalos, galinhas, porcos e produzia apenas 30 litros de leite por dia com um rebanho de 12 vacas. Após um ano de acompanhamento, a família já comemorava uma produção média diária de 90 litros por dia, com o mesmo rebanho.

A propriedade, de seis hectares, sediou em 2013 um Dia Especial do Leite, quando foram apresentados a técnicos, estudantes e produtores do DF os resultados econômicos da atividade após o acompanhamento técnico e adesão ao Brasília Leite Sustentável. O produtor obteve um lucro médio de 34,8%.

Para a médica veterinária Adriana Ribeiro, ainda existem desafios para serem superados na propriedade, mas faz parte do processo de construção do conhecimento, que considera a realidade do produtor e suas vivências.

Além dessa experiência, outras serão publicadas por meio do Diálogos e Experiências. A expectativa é de que no fim de 2015 todas as publicações estejam reunidas no Caderno de Experiências da Emater-DF.

Veja, na íntegra, a primeira edição de “Diálogos e Experiências”:

 


 

  Leia aqui todas as noticias

Emater-DF no Twiter

 
Governo do Distrito Federal

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF
Telefone: 3311-9330, E-mail: emater@emater.df.gov.br.

Menu dos Empregados
SIGRHNet
Webmail
RSS da Emater DF

Copyright © GDF
Todos os direitos reservados