Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/04/19 às 15h51 - Atualizado em 9/04/19 às 15h51

Gestão qualificada

Extensionistas da Emater-DF participam de curso de qualificação para prestar assistência técnica a empreendimentos da agricultura familiar do DF e Entorno. O curso começou na segunda (8) e vai até a próxima sexta (12), e conta com a participação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), com quem a empresa distrital desenvolve um trabalho conjunto —o Programa Ater Mais Gestão, que está ofertando qualificação técnica para 15 empreendimentos rurais do DF.

 

Segundo o diretor executivo Antônio Dantas, o Distrito Federal possui mais de 18 mil agricultores familiares e cerca de 150 empreendimentos, entre cooperativas e associações. “A parceria com a Anater chegou no momento certo porque, no DF, serão disponibilizados recursos de cerca de R$19 milhões para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e essas organizações precisam executar corretamente para que a política pública cumpra efetivamente sua missão, que é gerar renda para o agricultor e oferecer alimentos de qualidade para a população escolar”, avalia.

 

O presidente substituto da Anater, José Maria Pimenta Lima, explica que o Programa Mais Gestão está sendo realizado em todas as regiões do país para fortalecer a administração das organizações de agricultores familiares. “No Distrito Federal, a meta é promover a capacitação técnica e organização social e gerencial dos empreendimentos para o acesso aos mercados institucionais. Esse processo também inclui a capacitação dos técnicos que vão levar a campo a assistência aos produtores”, completa.

 

Os 15 empreendimentos que participam do Mais Gestão no DF integram cerca de 1,4 mil agricultores familiares associados. Para Antônio Dantas, o programa é uma conquista dos agricultores e dos extensionistas. “Um dos princípios da Política Nacional de Ater (Pnater) é o fortalecimento das organizações sociais e o Mais Gestão é uma ferramenta espetacular para se cumprir esse princípio. Nossa meta é ampliar o programa no DF, com toda a experiência que está sendo capitalizada. Para isso, estamos capacitando os extensionistas que vão atuar diretamente com as organizações, para que possam oferecer um assessoramento adequado, garantindo o sucesso do programa”, planeja.

 

Estratégia — O Programa Ater Mais Gestão é uma estratégia do Governo Federal baseado nos princípios, objetivos e diretrizes da Pnater, visando promover a melhoria dos processos internos de gestão que envolvam planejamento, execução de metas, controles, monitoramento e avaliação, necessários a qualquer empreendimento. O objetivo é tornar as organizações mais eficientes e participantes nos mercados disponíveis, especialmente o institucional.

 

 

Assessoria de Comunicação – Anater

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br