Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/05/21 às 18h47 - Atualizado em 8/05/21 às 8h02

Emater-DF discute comercialização com diretoria da Cooperativa Dos Produtores do Mercado Orgânico

O encontro ocorreu no Escritório de Comercialização da Emater-DF, na Ceasa

 

 

 

 

Com objetivo de discutir desafios de produção e comercialização de alimentos orgânicos junto aos produtores do Mercado Orgânico da Ceasa-DF, a Emater-DF recebeu nesta terça-feira (4) a nova diretoria da Cooperativa Dos Produtores do Mercado Orgânico de Brasília (Cooperorg). Atualmente, os cooperados da Cooperorg comercializam no Mercado Orgânico, na Ceasa-DF. 

 

Hoje, a cooperativa tem aproximadamente 60 cooperados. Destes, cerca de 30 comercializam no Mercado Orgânico. Os produtos fornecidos pelos cooperados possuem certificação como a da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica (ABD), a OPAC – Cerrado e a Ecocert, organismo de inspeção e certificação de produtos orgânicos e sustentáveis.

 

“Eu sempre tive uma ajuda muito grande da Emater na minha propriedade, tanto por meio de assistência na produção quanto com projetos e cursos. Estamos assumindo agora e tenho certeza que a cooperativa vai andar cada vez mais com o auxílio da empresa”, afirmou a presidente da Cooperorg, Cristiana Vieira, que é Produtora no Núcleo Rural Euler Paranhos, no Paranoá. Ela esteve acompanhada da vice-presidente Justina da Costa Melo.

 

 

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, acompanhou o encontro, abordou desafios, possibilidades e ressaltou a importância da valorização da produção orgânica. Ela também colocou o trabalho da empresa à disposição dos produtores como auxílio para o grupo. 

 

“Temos o Empreender e Inovar, nossos técnicos também podem auxiliar com dificuldades técnicas da parte produtiva, com cursos e com caminhos para a comercialização”, destacou.

 

Ao lado do coordenador de Operações da Emater-DF, Pedro Ivo, e do gerente do Escritório de Agricultura Orgânica e Agroecologia da empresa, Daniel Oliveira, Denise participou da encontro realizado pelo gerente de Comercialização e Organização Rural, Blaiton Carvalho, e dos extensionistas José Nilton e Bruna Heckler.

 

Serviço:

 

Mercado Orgânico

Localização: SIA Trecho 10, Ceasa-DF, próximo ao Mercado da Agricultura Familiar e ao Centro de Capacitação e Comercialização da Emater-DF.

Funcionamento: de segunda a sexta de 7h às 12h e no sábado de 7h às 13h.

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br