Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/12/20 às 15h30 - Atualizado em 21/12/20 às 19h49

Circuito Rajadinha fica em 3º Lugar no Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo

 

Plantas suculentas cultivadas por produtores da região da Rajadinha

 

O Circuito Rajadinha, projeto de turismo rural da Emater-DF, foi o terceiro colocado no Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo, da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), na categoria: Experiências Autênticas – Turismo Criativo e Turismo de Base Comunitária. O prêmio foi criado para homenagear profissionais e iniciativas que contribuíram para o fortalecimento de Brasília como destino turístico nos últimos 24 meses.

 

Para a extensionista Zaida Regina da Silva, idealizadora do Circuito Rajadinha e coordenadora do programa de Turismo Rural da Emater-DF, o resultado é um reconhecimento do projeto que conta com pouco recurso financeiro, mas com muita criatividade e empenho de produtores familiares, da Emater e da comunidade rural.

 

“Esse prêmio é muito importante e vai incentivar os produtores a continuar firmes com o projeto, além de incentivar outros pequenos produtores a se unirem em busca de projetos de turismo rural que possa trazer visibilidade aos seus produtos e renda. Para nós, da Emater, a valorização do pequeno produtor rural e de tudo que ele tem mostrar é o mais importante”, destacou orgulhosa.

 

A turismóloga da Emater-DF Zaida Regina no Circuito Rajadinha (Foto tirada em 2019, antes da pandemia)

 

Criado em 2014 pela Emater-DF para unir o turismo rural à venda de mercadorias da agricultura familiar, o Circuito Rajadinha já está consolidado como um dos mais tradicionais eventos de turismo rural do DF, que tem início no primeiro fim de semana de agosto com a Feira da Colônia. Durante a feira, os visitantes têm acesso a exposição de produtos, programação cultural e oficinas.

 

Logo após a feira, começa a temporada de visitação às chácaras do Circuito, quando o público pode agendar as visitas com os produtores participantes do projeto e conhecer de perto as propriedades, as produções e o que cada uma tem a oferecer. A iniciativa foi pensada como forma de inserção dos produtores na cadeia do turismo rural, estimulando a economia local por meio da venda de produtos agrícolas e valorizando o roteiro turístico. 

 

“É com muito orgulho que recebemos esse resultado. Tenho certeza que esse sentimento se extende a toda a empresa. Estamos sempre na luta pela valorização dos nossos produtores, em busca de inserir eles em espaços de comercialização e também engajados em mostrar para o público da área urbana as maravilhas que temos nas áreas rurais da capital”, ressaltou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

 

Prêmio 

Nos próximos dias, a Emater-DF deve receber o troféu de terceiro lugar, Troféu Bronze Athos Bulcão. A identidade visual e o troféu do Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo presta uma homenagem ao pintor, escultor e desenhista Athos Bulcão, ícone da representatividade brasiliense. O prêmio é realizado pela Setur em parceria com a Fecomércio, Sesc, Senac e a Fundação Athos Bulcão. 

 

Ao todo, o prêmio teve vencedores em 23 categorias, divididas entre Profissionais e Iniciativas. O prêmio contou com mais de 400 inscritos (confira os premiados no site). Uma comissão julgadora composta por representantes da Setur-DF e entidades convidadas selecionaram os principais de cada categoria, por meio de critérios que foram desde a eficiência das ações implementadas à capacidade de aplicação das iniciativas em outros locais, passando pelos fatores de inovação, sustentabilidade e abrangência territorial.

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br