Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/10/18 às 16h55 - Atualizado em 30/10/18 às 17h43

Agricultura pode ser fonte de energia limpa e renovável

 

A sustentabilidade no sistema de produção agropecuária depende da disponibilidade de conhecimento para uso das diversas fontes de energia renováveis. Por isso, a Embrapa Agroenergia, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) se uniram para incentivar a implantação de energias renováveis na área rural, principalmente aquelas provenientes do sol, ventos e biomassa.

 

Nesta terça-feira (30), começou a “Capacitação em Energias Renováveis para Agricultura”, voltada a 28 técnicos da Emater-DF. Até quinta-feira (1º), serão apresentadas possibilidades de substituição das fontes tradicionais de energia, linhas de financiamento, equipamentos disponíveis e aspectos técnicos e mercadológicos, assim como feitas visitas a campo. A primeira capacitação proveniente da parceria entre as instituições foi feita em 2016.

 

“Temos que estar preparados para atender as demandas dos produtores nessa área, principalmente em relação à geração de energia fotovoltaica e biogás, bem como trazer para as instituições de pesquisa as demandas dos produtores”, disse o presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, na abertura do curso, nesta terça-feira (30).

 

Para o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville, “é papel da extensão rural levar o trabalho científico para o campo e fazer com que as soluções tecnológicas para produção de energia e bioprodutos utilizando biomassas, resíduo e efluentes cheguem aos produtores como formas de geração de renda e agregação de valor”.

 

Programação

 

Nesta terça-feira, a programação incluiu a palestra “Energias renováveis”, ministrada pelo pesquisador da Unidade, Rossano Gambetta. Sílvia Belém e Itânia Soares, também pesquisadores da Embrapa Agroenergia, ministraram as palestras “Resíduos agropecuários para produção de bioenergia” e “Biodiesel: aspectos técnicos e mercadológicos”, respectivamente.

 

Para dar continuidade, o agrônomo Wanderson Henrique Couto, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, abordou o tema “Linhas de financiamento para equipamentos de energia renovável”, seguido de Eliane Borges, do Sebrae, com a palestra “A estratégia do Sebrae na cadeia de energias renováveis”. Finalizando a programação da manhã, o produtor rural Valter Baron, que trabalha com energia fotovoltaica, apresentou seu depoimento quanto às suas experiências.

 

A tarde, o programa inclui visita a Casa Solar do Senai, com uma oficina com o tema “Aproveitamento de energia solar e eólica”, coordenada por Karen Schmidt de Almeida.

 

Na quarta-feira, será realizada uma visita técnica à Fazenda Sol Dourado do Produtor Agostinho, em Anápolis/GO, onde ser produz energia à base dos resíduos da produção leiteira através do biodigestor.

 

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF, com informações da Embrapa Agroenergia

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br